Certificações Microsoft Renovadas – Conheça as Mudanças – MCSA e MCSE

Publicado em:

04/05/2012

Fonte / Referência:

ttp://www.marcelosincic.com.br

http://www.cooperati.com.br

MCSA e MCSE – as “novas” certificações da Microsoft

Olá, Galera,

Depois de um tempinho com os posts, férias e descanso, aliás ninguém é de ferro :) estou retomando a vida de TI, e hoje e venho falar sobre mudanças nas certificações Microsoft.

No ano que as certificações Microsoft completam 20 anos a Microsoft anuncia novas mudanças para as certificações dos produtos da empresa. A Empresa de Redmond anunciou o retorno dos títulos MCSA e MCSE. Mas não se engane esses não são os mesmos títulos que tínhamos na época do Windows NT/2000/2003 Server. Nessa época as credenciais faziam referencia ao perfil de administrador (MCSA – Microsoft Certified System Administrator) e perfil de engenheiro (MCSE – Microsoft Certified System Engineer), agora embora as siglas sejam as mesmas as novas credenciais tem significados diferentes.

image

A Microsoft ressuscitou uma nomenclatura que já estava aposentada há alguns anos: MCSA e MCSE que significam, respectivamente, Microsoft Certified Systems Administrator e Microsoft Certified Systems Engineer. Todas referentes aos produtos Windows Server 2003 / Windows XP basicamente. É claro que somente a sigla é a mesma, pois atual significado e o conteúdo são bem diferentes.

A carreira antes conhecida como MCITP-SA (System Administrator), composta pelos exames 70-640 (Active Directory, Configuração), 70-642 (Infraestrutura, Configuração) e 70-646 (Server Administrator) passa a ser conhecida pelo nome MCSA – Microsoft Certified Solutions Associate.

A carreira MCITP-EA (Enterprise Administrator) era composta por exames 70-643, 70-647 e 70-680, além dos exames 70-640 e 70-642. Como você pode perceber, eram carreiras distintas e você podia optar por seguir uma ou outra.

Com esse novo caminho da certificações Microsoft, a MCSA é considerada uma certificação básica e também um pré-requisito para a certificação MCSE. Ok, eu sei que vocês já viram isso antes.

Mas MCSE, que agora significa Microsoft Certified Solutions Expert, é uma certificação “cloud-built” e subdivide-se em dois caminhos: MCSE for Private Cloud e MCSE for SQL Server 2012.

Por exemplo, para Private Cloud, além da certificação MCSA você deve obter os exames 70-247 e 70-246, baseados em implantação, operação e monitoramento de nuvem privada utilizando o System Center 2012.

Até 31 de janeiro de 2013, quem tem o exame 70-659 pode usá-lo no lugar do exame 70-247.

Uma mudança muito significativa que acontece para os profissionais no nível Expert, é que a cada 3 anos haverá uma recertificação.

Vantagens do novo modelo:

  • Retorna termos conhecidos do mercado que são de clara hierarquia. O atual termo MCTS (especialista) e MCITP (profissional) não deixavam claro qual era maior entre elas
  • O MCSA se torna base comum, o que não acontece com muitos MCTS atuais que são base para apenas um ou no máximo 2 MCITP exigindo que o candidato tenha que fazer muitos exames
  • Serão poucos MCSA, diferente dos inumeros MCTS atuais. Segundo a Microsoft reduzirá em 85% o numero de certificações

A Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA) a certificação é para profissionais de TI e desenvolvedores que desejam obter o seu primeiro emprego em tecnologia Microsoft. Se na nuvem ou on-premise, esta certificação valida as competências essenciais necessárias plataforma em um ambiente de TI.

O MCSA valida um conjunto de competências essenciais do Windows Server que são relevantes em áreas de soluções múltiplas. MCSA: Windows Server 2008 R2 certificação é um pré-requisito para ganhar um MCSE: Private Cloud

Quais exames são necessarios para o MCSA e MCSE??

image

image

Quem era MCITP Server Administrator já é MCSA Windows 2008 e basta fazer a 246 e 247 para o MCSE

Lembrando que a validade, ou expiração de uma certificação vale apenas para os “Experts” ou MCSE.

Atualização em 24/04/2012:

A partir do lançamento das novas certificações passa a já ser visualizado nos transcripts a equivalencia, no caso quem era MCITP Server Administrador passa a ter o MCSA Windows 2008:

Para maiores detalhes, aí vai um vídeo do Portal Cooperati do Rafael Bernardes que explica sobre as novas certficações

e também  links para página oficial da Microsoft Learning referente a certificações:

MCSA –> http://www.microsoft.com/learning/en/us/certification/cert-windows-server-mcsa.aspx

MCSE –> http://www.microsoft.com/learning/en/us/certification/cert-private-cloud.aspx

É pessoal… certificação não tem vida fácil não, tem que acompanhar o produto e estar disponivel para o mercado.

O jeito é respirar fundo e mão na massa!

[ ]’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s