Configurando o Windows Server 2008 R2 – Pós instalação

Publicado em:

13/12/2011

Fonte: http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/3062.aspx

Objetivo

Esse artigo tem como objetivo demonstrar como executar a configuração inicial do Windows Server 2008 R2 de forma rápida e fácil.

Aplica-se a:

  • Windows Server 2008 R2.

Nota

Se você ainda não instalou o Windows Server 2008 R2 leia o artigo   Instalando o Windows Server 2008 R2.

Configurando o Windows Server 2008 R2

1 – Após concluir a instalação do Windows Server 2008 R2 o próximo passo é iniciar a configuração. A janela Initial Configuration Tasks será carregada conforme mostra a figura 1.1.

Figura 1.1

2 – Em Provide Computer Information, você irá configurar as seguintes opções:

  • Activate Windows: Nessa opção você irá ativar o Windows.
  • Set time zone: Nessa opção você irá definir o Time Zone, o qual será utilizado nesse servidor.
  • Configure networking: Nessa opção você irá definir as configurações de rede, como por exemplo, se o endereço IP do servidor será fixo ou configurado através do DHCP, endereço de DNS, WINS e se você utilizará o IPV4 ou IPV6.
  • Provide computer name and domain: Nessa configuração você irá definir o nome do seu servidor e se ele irá pertencer a um domínio já existente.

3 – Clique em Activate Windows. Será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.2.

Figura 1.2

4 – No campo Product Key digite a chave de produto do Windows Server 2008 R2 e em seguida clique no botão Next. Após a ativação do Windows será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.3.

Figura 1.3

Nota

Para ativar o Windows é necessário que o servidor tenha acesso a Internet. Se você ainda não configurou o servidor para acessar a Internet você poderá retornar nessa configuração após configurar o acesso a Internet.

5 – Clique no botão Close para fechar a caixa de diálogo Windows Activation.

6- Clique em Set time zone, será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.4.

Figura 1.4

7 – Em Date and Time clique no botão Change time zone para alterar o Time Zone correspondente ao seu país caso não esteja configurado. Se você clicar no botão Change time zone será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.5.

Figura 1.5

8 – Selecione o Time Zone desejado e em seguida clique no botão OK da caixa de diálogo Time Zone Settings e no botão OK da caixa de diálogo Date and Time.

9 – Clique em Configure networking. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.6.

Figura 1.6

10 – Selecione o adaptador de rede e em seguida clique com o botão direito e escolha a opção Properties. Será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.7.

Figura 1.7

11 – Em Local Area Connection Properties, você poderá definir quais protocolos pretende utilizar, como por exemplo, o TCP/IPv4 ou TCP/IPv6 incluindo é claro os serviços Client for Microsoft Networks e File and Printer Sharing for Microsoft Networks. Nesse artigo iremos utilizar o TCP/IPv4, selecione o Internet Protocolo Version 4 (TCP/IPv4) e em seguida clique no botão Properties. Será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.8.

Figura 1.8

12 – Em Internet Protocolo Version 4 (TCP/IPv4) Properties você irá definir se o servidor receberá as configurações de endereço de IP, mascará de sub-rede, Default gateway e DNS via DHCP ou se você irá configurar manualmente. Nesse artigo iremos configurar manualmente. A configuração ficará conforme mostra a figura 1.9.

Figura 1.9

13 -Após concluir a configuração de rede clique no botão OK da caixa de diálogo Internet Protocolo Version 4 (TCP/IPv4) Properties e no botão Close da caixa de diálogo Local Area Connection Properties.

14 – Clique em Provide computer name and domain, será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.10.

Figura 1.10

15 – Na caixa de diálogo System Properties clique no botão Change. Será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.11.

Figura 1.11

16 – No campo Computer name digite o nome do servidor e na área Member of você irá definir se o servidor será um membro de um Domínio ou de um Grupo de Trabalho. Nesse artigo nosso servidor será membro de um Grupo de Trabalho. Na caixa de diálogo Computer Name/Domain Changes clique no botão OK. Será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.12.

Figura 1.12

17 – Na caixa de díalogo Computer Name/Domain conforme mostra a figura 1.12 é solicitado o restart no servidor para que as alterações possam ser aplicadas. Clique no botão OK e em seguida clique no botão Close da caixa de diálogo System Properties e finalmente clique no botão Restart Now, conforme mostra a figura 1.13.

Figura 1.13

18 – Em Update This Server, você irá configurar os seguintes itens:

  • Enable automatic updating and feedback: Nessa configuração você irá definir como serão instaladas as atualizações no seu servidor de forma automática ou manualmente e também definir como serão coletados os feedbacks, as quais são enviadas para Microsoft.
  • Download and install updates: Nessa configuração você irá checar via Windows Update quais atualizações são necessárias para serem instaladas no seu servidor.

19 – Clique em Enable automatic updating and feedback. Será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.14.

Figura 1.14

20 – Na caixa de diálogo Enable automatic updating and feedback se você escolher a opção Enable automatic updating and feedback (recommended) as atualizações serão instaladas automaticamente e os erros serão reportados para Microsoft. Se você escolhe a opção Manually configure settings você poderá configurar quando as atualizações serão instaladas e como os feedbacks serão coletados. Nesse artigo iremos escolher a opção Enable automatic updating and feedback (recommended). A opção Enable automatic updating and feedback ficará conforme mostra a figura 1.15.

Figura 1.15

21 – Clique na opção Download and install updates, será carregada a janela conforme mostra a figura 1.16.

Figura 1.16

Nota

Para executar o Windows Update é necessário que o servidor tenha conectividade com a Internet.

22 – Clique no botão Install updates e aguarde até os downloads e as instalações das atualizações sejam concluídas.

23 – Em Customize This Server, você irá configurar os seguintes itens:

  • Add roles: Selecionando essa opção você poderá adicionar os serviços no Windows, como por exemplo, Active Directory, DNS, File Services, Fax Server, Print Server entre outros.
  • Add features: Selecionando essa opção você poderá adicionar os recursos do Windows, como por exemplo, .NET Framework 3.5.1, BitLocker Drive Encryption, BranchCache, Connection Manager Administration Kit, Desktop Experience, Group Policy Management entre outros.
  • Enable Remote Desktop: Selecionando essa opção você ativará o Remote Desktop para administrar o servidor remotamente. O Remote Desktop vem desativado por padrão.
  • Configure Windows Firewall: Selecionando essa opção você irá configurar o Windows Firewall, o qual por padrão vem ativado.

24 – Clique em Add roles. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.17.

Figura 1.17

25 – Clique no botão Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.18.

Figura 1.18

26 – Em Select Server Roles conforme mostra a figura 1.18 você poderá instalar qualquer um dos serviços disponíveis. Esse assunto será abordado em outro artigo. Clique no botão Cancel para sair do Assistente de instalação.

27 – Clique em Add features. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.19.

Figura 1.19

28 – Em Select Features, conforme mostra a figura 1.19 você poderá instalar qualquer um dos recursos disponíveis. Esse assunto será abordado em outro artigo. Clique no botão Cancel para sair do Assistente de instalação.

29 – Clique em Enable Remote Desktop. Será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.20.

Figura 1.20

30 – Na área do Remote Desktop você tem três opções:

  • Don´t allow connections to this computer: Selecionando essa opção as conexões remotas para esse servidor não serão permitidas.
  • Allow connections from computers running any version of Remote Desktop (less secure): Selecionando essa opção permitira que qualquer versão do Remote Desktop ou TS RemoteApp se conecte para o seu servidor. Essa opção é considera menos segura, porém ela poderá ser utilizada caso você não tenha certeza das versões dos Remote Desktops que estarão se conectando ao seu servidor.
  • Allow connections only from computers running Remote Desktop with Network Level Authentication (more secure): Selecionando essa opção permitira que somente computadores executando as versões do Remote Desktop ou TS RemoteApp com Network Level Authentication (NLA) se conecte ao seu servidor. Essa opção é considerada mais segura, porém você precisa ter certeza que os Remote Desktops que se conectarão ao seu servidor estão utilizando a versão do Remote Desktop com NLA.

31 – Selecione a opção desejada e clique no botão OK. Será carregada a caixa de diálogo conforme mostra a figura 1.21.

Figura 1.21

32 – Na caixa de diálogo Remote Desktop Connection clique no botão OK e na caixa de diálogo System Properties clique no botão OK. A opção Enable Remote Desktop ficará semelhante à janela como mostra a figura 1.22.

Figura 1.22

33 – Clique em Configure Windows Firewall. Será carregada à janela conforme mostra a figura 1.23.

Figura 1.23

34 – Por padrão o Windows Firewall vem ativado no Windows Server 2008 R2. Para alterar as configurações clique em Turn Windows Firewall on or off. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.24.

Figura 1.24

35 – Na janela Customize Settings você tem duas sessões para configurar o Windows Firewall. Escolha as opções desejadas e em seguida clique no botão OK.

Home or work (private) network location settings

  • Turn on Windows Firewall: Selecionando essa opção todo tráfego vindo da rede interna para o seu servidor será bloqueado, exceto para aqueles que estiverem cadastrados na guia Exceptions.
  • Block all incoming connections, including those in the list of allowed programs: Selecionando essa opção todo tráfego vindo da rede interna para o seu servidor será bloqueado, incluindo aqueles que estiverem cadastrados na guia Exceptions. Você não será notificado quando o Windows Firewall bloquear um programa. Selecione essa opção quando você estiver conectado em uma rede menos segura.
  • Notify me when Windows Firewall blocks a new program: Selecionando essa opção novos programas que forem bloqueados pelo Windows Firewall será exibido uma notificação do bloqueio.
  • Turn off Windows Firewall (not recommended): Selecionando essa opção todo trafego vindo da rede interna para o seu servidor será permitido. Evite utilizar essa configuração. Desligando o Windows Firewall tornará o seu servidor mais vulnerável para ataques.

Public network location settings

  • Turn on Windows Firewall: Selecionando essa opção todo tráfego vindo da rede externa para o seu servidor será bloqueado, exceto para aqueles que estiverem cadastrados na guia Exceptions.
  • Block all incoming connections, including those in the list of allowed programs: Selecionando essa opção todo tráfego vindo da rede externa para o seu servidor será bloqueado, incluindo aqueles que estiverem cadastrados na guia Exceptions. Você não será notificado quando o Windows Firewall bloquear um programa. Selecione essa opção quando você estiver conectado em uma rede menos segura.
  • Notify me when Windows Firewall blocks a new program: Selecionando essa opção novos programas que forem bloqueados pelo Windows Firewall será exibido uma notificação do bloqueio.
  • Turn off Windows Firewall (not recommended): Selecionando essa opção todo trafego vindo da rede externa para o seu servidor será permitido. Evite utilizar essa configuração. Desligando o Windows Firewall tornará o seu servidor mais vulnerável para ataques.

36 – Para finalizar as configurações na janela Initial Configuration Tasks selecione a opção Do not show this window at logon e em seguida clique no botão Close.

Assim seu servidor ja estará operacional para as devidas funções.

[ ]’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s