Solucionando Problemas: Usando a ferramenta de linha de comando Wsusutil

Publicado em: 12/12/2011

Fonte: http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/4104.aspx

Nesse artigo irei explicar como utilizar a ferramenta de linha de comando wsusutil para troubleshooting do Wsus.

Essa é uma ferramenta de muita utilidade mais pouco utilizado pelos administradores de rede, principalmente no troubleshooting, abaixo mostrarei alguns parâmetros que podemos utilizar com o wsusutil.

Essa ferramenta se encontra no seguinte diretório c:\program files\update services\tools (lembrando que esse é o caminho default).

Utilizando o parâmetro healthmonitoring com o wsusutil, podemos monitorar a saúde de alguns componentes do Wsus, por exemplo utilize o seguinte comando para monitorar a saúde (funcionamento) das permissões no diretório do Wsus:

wsusutil healthmonitoring checkacls

Se o resultado desse comando for on, significa que as acls para o diretório Wsus está funcionando perfeitamente, se o resultado for off, provavelmente está com erros de permissão no diretório Wsus, verifique as permissões apropriadas para o diretório em questão.

Outro parâmetro que podemos utilizar com com o healthmonitoring é o CheckForLowDiskSpace, com esse parâmetro poderemos monitorar se o Wsus está com pouco espaço em disco, para monitorar utilize o seguinte comando:

wsusutil healthmonitoring checkforlowdiskspace

Se o resultado desse comando for on, significa que o Wsus está monitorando o espaço em disco utilizado e ira gerar um evento no caso de ter pouco espaço em disco, se o resultado for off, significa que o Wsus não está monitorando o espaço em disco.

Se digitarmos wsusutil healthmonitoring, iremos ter todos os parâmetros que podemos utilizar.

Um outro parâmetro que podemos utilizar com o wsusutil é o reset, com esse parâmetro podemos resetar todos os downloads que estão pendente ou que falharam. Esse parâmetro é muito útil quando por exemplo temos uma grande quantidade de downloads com falha e queremos resetar e fazer os downloads novamente. Segue abaixo o comando:

wsusutil reset

Outro paramento que podemos utilizar com o wsusutil é o checkhealth, com esse parâmetro verificamos de forma geral como está o funcionamento do Wsus, esse comando irá gerar um log no event viewer sobre como está o seu Wsus, segue abaixo o comando:

wsusutil checkhealth

Após rodar esse comando, verifique no event viewer o resultado.

Lembrando que a qualquer hora podemos digitar wsusutil help, para termos todos os parâmetros que podemos utilizar.

 

[ ]’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s