Recuperação Bare Metal Windows Server 2008 R2

Publicado em:

05/12/2011

Fonte: http://felipegbass.wordpress.com

Você pode recuperar o sistema operacional ou o servidor completo usando o Ambiente de Recuperação do Windows e um backup criado anteriormente com o Backup do Windows Server.

Na versão do Windows Server 2003 tínhamos a solução de recuperação ASR (Automated System Recovery) partir do Windows Server 2008 e 2008 R2 temos uma solução mais robusta para recuperação completa de um servidor, conhecida como Bare Metal.

Vamos explicar o cenário, imagina nosso servidor principal acabou sendo danificado devido desastre físico no escritório comercial, contudo tínhamos um backup atual do servidor através de disco externo, então adquirimos o mesmo servidor com as mesmas configuração e iremos restaurar nosso sistema da mesma forma que tínhamos antes do desastre, este servidor era nosso DC e File Server e Print Server, após a conclusão da recuperação Bare Metal iremos ter todas as informações conforme o ultimo backup

Neste cenário estamos usando o Hyper-V R2, nossa VM é Windows Server 2008 R2 Standard.

Passo 1.

Insira o disco de Instalação do Windows que tem a mesma arquitetura do sistema que você está tentando recuperar na unidade de CD ou DVD e inicie ou reinicie o computador. Se preciso, pressione a tecla necessária para inicializar do disco. O Assistente para Instalar o Windows deve ser exibido.

Passo 2.

Nesta opção iremos escolher a opção “Reparar Computador”.

Passo 3.

Iremos começar o assistente de recuperação selecionando a opção “Restaurar seu computador usando uma imagem do sistema criada anteriormente”.

Passo 4.

Nesta tela temos a opção de restaurar o backup mais recente disponível, contudo iremos escolher uma data mais antiga ex: dois dias antes do desastre do nosso Server.

Passo 5.

Conforme passo anterior iremos selecionar a opção escolher backup anteriores, iremos escolher conforme selecionamos na imagem.

Passo 6.

Escolher opções de restauração adicionais:

* Temos a opção de particionar os discos antes da recuperação

* Temos a opção de instalar driver adicionais de discos, quando a recuperação de disco não reconhece o disco para realizar a recuperação.

Em opções avançadas:

* Reiniciar automaticamente este computador depois que a restauração for concluída.

* Verificar e atualizar automaticamente as informações de erro do disco.

Selecionando em avançar, iremos finalizar o assistente de recuperação.

Iremos ser informados que todos os dados nas unidades a serem restaurados serão substituídos pelo dados da imagem do sistema, selecionamos a opção SIM.

O processo de recuperação Bare Metal é iniciado.

O período da recuperação vai depender do volume de dados que seu servidor possui, ao finalizar o processo o assistente ira reiniciar o servidor.

Neste tutorial mostramos passo a passo como realizar a recuperação Bare Metal total do Windows Server 2008 R2.

 

[  ]’s

 

2 respostas em “Recuperação Bare Metal Windows Server 2008 R2

  1. Só há um problema nesse tipo de backup; Se você faz a imagem do servidor, ele dá problema de hardware e quando vai fazer a aquisição de um novo não há o mesmo servidor no mercado, você perderá o seu backup, já que esse tipo de restauração dá falha por incompatibilidade de hardware, ou estou enganado em se tratando de uma VM?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s