Backup no Windows Server 2008 usando o WBADMIN

Publicado em:

05/12/2011

Fonte: http://comunidadewindows.blogspot.com

Olá, neste artigo vou falar sobre o novo utilitário de backup do Windows Server 2008, e como fazer backup do System State. Para quem era acostumado com o utilitário de Backup do Windows Server 2003 vai notar que ele não está mais presente no Server 2008,agora foi introduzido uma nova ferramenta de backup chamada Windows  Backup Server(WBS) e WBAdmin sua versão de linha de comando, você deve estar pensando,o que foi feito do utilitário NTBackup.exe? bem respondendo a sua pergunta, ele não existe mais no Windows Server 2008,agora toda a funcionalidade de backup ficou por conta do WBS e WBAdmin. Agora vou fazer algumas considerações com relação ao WBS.

  1. O WBS não restaura backup feito pelo NTBackup(Embora exista uma versão especial do NTBackup para o Windows Server 2008 que possibilita restaurar os dados.) http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82917
  2. Com o WBS é possível fazer backup inteiro do servidor,isso incluirá todos os volumes(útil em caso de desastres como falhas no disco rígido ou quando se vai trocar de servidor que possui hardware semelhante).
  3. Fazer backup de volumes selecionados e volume do sistema.
  4. Agendar backups.
  5. Restaurar todo o servidor ou um volume inteiro ou apenas algumas pastas ou arquivos.
  6. Fazer backup e restauração de um servidor remoto(desde que o outro servidor seja Windows Server 2008 e exista uma regra no firewall do Windows para permitir esse tipo de conexão).
  7. Será necessário um disco separado, dedicado para execução de backups agendados.
  8. Não é mais possível fazer backup em fita. (Entretanto, o suporte a drivers de armazenamento em fita ainda está incluído no Windows Server 2008). O Backup do Windows Server oferece suporte a backup em discos externos e internos, DVDs e pastas compartilhadas.
  9. Não é mais possível fazer backup de arquivos e pastas separadamente,deve-se fazer o backup do volume inteiro, porém a restauração de arquivos e pastas individuais é possível.
  10. O Backup do Windows Server usa o Serviço de Cópias de Sombra de Volume (VSS) e a tecnologia de backup de nível de bloco para fazer o backup e a recuperação do sistema operacional, de arquivos e pastas e volumes. Depois que o primeiro backup completo for criado, você poderá configurar o Backup do Windows Server para executar automaticamente backups incrementais salvando somente os dados alterados desde o último backup.

O WBS não é incluido por padrão no Windows Server 2008, ele é um recurso que deve ser instalado através do Server Manager. Quando você selecionar a caixa de seleção Ferramentas da Linha de Comando,será solicitado para você adicionar o Windows Power Shell, uma vez que o WBAdmin faz uso de scripts desse shell, se houver uso da ferramenta WBADMIN é necessário instalar “Ferramentas da Linha de Comando”.

InstallWBS

Após instalado, para acessar o WBS clique em Iniciar>Ferramentas Administrativas>Backup do Windows Server.

wbs

A janela do WBS é dividida basicamente em três painéis:

  1. Mensagem: Contém informações referentes aos processos de backup e restauração,através desse painel você pode monitorar se as ações estão ocorrendo com sucesso ou não.
  2. Status: Esse painel contém informações sobre o último backup,próximo backup agendado e tipos de backup configurados, todas as três possuem a opção de exibir detalhes.
  3. Ações: Esse painel contém os principais comandos que se pode executar com o WBS,por exemplo:Agendar um Backup,Fazer um backup no momento,Restaurar,Conectar a outro servidor para gerenciar remotamente o backup.

Todas as tarefas no WBS são implementadas através de assistentes que tornão o processo bastante simples. Agora vou demonstrar como se fazer um backup do System State e posteriormente restaurá-lo.

Passo-1: Para  criar um backup do System State na unidade D:,abra um prompt de comandos com privilégios de Administrador e execute o comando abaixo:

SS

Passo-2: Inicialize o servidor no Modo de Restauração dos Serviços de Diretório.

Passo-3:Como a restauração é baseada na versão do Backup,você deve obter a versão do Backup que quer restaurar, com o comando abaixo é possível ver todos os backups e suas respecitivas versões .

GetVersions

Passo-4:Depois de obter a versão do backup desejado, você pode restaurá-lo com o comando abaixo:

RecoverySystemState

Após a conclusão do processo de restauração você deve reinicializar o servidor.

Conclusão: Agora vou dar minha opinião pessoal sobre o Windows Backup Server.

Pelos testes que fiz na nova ferramente,percebi que o WBS é fácil de utilizar,a interface é simples e bem projetada com os principais recursos na tela acessíveis através de cliques,você faz o backup de um servidor inteiro com poucos cliques e o processo de restauração também é bastante simples,o agendamento também ficou muito mais simplificado se comparado ao NTBackup,o gerenciamento de Backup de um servidor remoto é um recurso muito bem-vindo. Agora, em relação ao System State pode perceber que ficou mais complicado e demorado,também não gostei de não ter mais a opção de fazer backup de pastas e arquivos individuais, apesar que no Windows Server 2008 R2 isso foi adicionado novamente.

Finalizando, gostaria de dizer que mesmo com alguns pontos negativos, o WBS foi um avanço em termos de tecnologias de Backup no Windows Server. Um abraço e até o próximo artigo.

[  ]’s

2 respostas em “Backup no Windows Server 2008 usando o WBADMIN

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s