Configurando o WSUS 3.0 SP2

Publicado em:
11/11/2011

Fonte: http://technet.microsoft.com/en-us/windowsserver/bb332157.aspx 

Documento originalmente escrito por

Luciano Lima
[MVP Enterprise Security]-[MCSA Security]-[MCSE Security]


Objetivo

Esse artigo tem como objetivo demonstrar como configurar o WSUS (Windows Server Update Services) 3.0 SP2 de forma rápida e fácil.

 

Aplica-se a:

  • WSUS (Windows Server Update Services) 3.0 SP2.

Configurando o WSUS 3.0 SP2

Antes de iniciar o processo de configuração, assegure-se que você saiba responder as seguintes questões:

1.     O firewall está configurado para permitir que os clientes acessem o servidor?

2.     Este servidor pode conectar-se para servidores upstream, como por exemplo, o Microsoft Update?

3.     Você tem o nome e as credencias de usuário do servidor de Proxy, se necessário?

Por default, o WSUS 3.0 SP2 está configurado para usar o Microsoft Update como fonte para obter as atualizações. Se você tem um servidor Proxy sobre sua rede, você poderá configurar o WSUS para usar o servidor Proxy. Se existir um firewall corporativo entre o WSUS e a Internet, você talvez precise configurar o firewall para assegurar que o WSUS possa obter as atualizações.
Configurando o Firewall
Se houver um firewall corporativo entre o WSUS e a Internet, talvez seja necessário configurar o firewall para garantir que o WSUS possa obter as atualizações. Para obter as atualizações do Microsoft Update, o servidor do WSUS usa a porta 80 para o protocolo HTTP e a porta 443 para o protocolo HTTPS. Essas opções não são configuráveis.

Se a sua organização não permitir que essas portas e esses protocolos fiquem abertas para todos os endereços, você pode restringir o acesso apenas aos seguintes domínios para que o WSUS e o Automatic Updates se comuniquem com o Microsoft Update:

As etapas de configuração do firewall acima se destinam a um firewall corporativo posicionado entre o WSUS e a Internet. Como o WSUS inicia todo o seu tráfego de rede, não é necessário configurar o Firewall do Windows no servidor do WSUS.

Após concluir o processo de instalação do WSUS , será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.1.

Figura 1.1

1 – Na janela Before You Begin clique em Next, para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.2.

Figura 1.2

2 – Na janela Join the Microsoft Update Improvement Program, você poderá optar em ajudar a Microsoft a melhorar o próximo produto do WSUS. Selecione o check box Yes, I would like to join the Microsoft Update Improvement Program e em seguida clique em Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.3.

Figura 1.3

3 – Na janela Choose Upstream Server, você poderá configurar se o WSUS irá sincronizar com Microsoft Update ou com outro WSUS Server. Se você escolher sincronizar com outro WSUS Server, você precisará especificar o nome do servidor e a porta, no qual este servidor se comunicará com o servidor upstream. Caso esse seja o seu primeiro WSUS Server escolha a opção Synchronize from Microsoft Update. Clique em Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.4.

Figura 1.4Nota

Se este servidor requer um servidor Proxy para acessar um servidor upstream, você poderá configurar um servidor Proxy. Caso o seu servidor WSUS tenha acesso direto para a Internet sem a necessidade de passar por um servidor Proxy você poderá pular os passos abaixo e seguir com o assistente.

4 – Na janela Specify Proxy Server, selecione o check box Use a Proxy server when synchronizing, e digite o nome do servidor Proxy e número da porta (a porta 80 é default) nas caixas correspondentes.

5 – Se você quiser se conectar em um servidor Proxy usando uma credencial de um usuário específico, selecione o check box Use user credentials to connect to the Proxy server, e digite o nome do usuário, domínio e a senha do usuário nas caixas correspondentes. Escolha as opções desejadas e clique em Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.5.

Figura 1.5

6 – Na página Connect to Upstream Server, clique no botão Start Connecting para salvar as informações do servidor de Proxy e fazer o download do servidor upstream. Após o download ser concluído com sucesso, clique no botão Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.6.

Nota

Enquanto a conexão está sendo realizada, o botão Stop Connecting estará disponível. Se existir qualquer problema com a conexão, clique no botão Stop Connecting, resolva o problema, e reinicie a conexão.

Figura 1.6

7 – Na janela Choose Languages, permite você fazer o download de todas as linguagens ou de um subconjunto de linguagens. Selecione somente as linguagens que corresponde aos seus clientes WSUS para economizar espaço em disco no servidor WSUS e banda de Internet. Selecione as linguagens desejadas e clique no botão Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.7.

Figura 1.7

8 – Na janela Choose Products, permite você especificar os produtos para os quais você deseja distribuir as atualizações. Você poderá selecionar os produtos por categorias, como por exemplo, Windows, ou por um produto específico, como por exemplo, Exchange Server. Selecione todos os produtos que você pretende distribuir as atualizações e clique no botão Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.8.

Figura 1.8

9 – Na janela Choose Classifications, permite você escolher a classificação das atualizações que você deseja obter. Você poderá escolher todas as classificações ou um subconjunto delas. Selecione as opções desejas e clique no botão Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.9.

Figura 1.9

10 – Na janela Set Sync Schedule, permite você configurar a sincronização para ocorrer de forma manual ou automática. Se você escolher a sincronização manual sobre este servidor, você terá que iniciar o processo de sincronização através da console de administração do WSUS toda vez que você desejar consultar o Windows Update para verificar se existem novas atualizações disponíveis. Se você escolher a sincronização automática, o WSUS irá sincronizar no intervalo especificado. No campo First synchronization você define o horário que irá ocorrer à primeira sincronização. No campo Synchoronization per day você define quantas vezes por dia a sincronização irá ocorrer. Por exemplo, se você especificar que devem ocorrer quatro sincronizações por dia, sendo que a primeira sincronização ocorrerá às 3:00 AM, as sincronizações irão ocorrer às 3:00 AM, 9:00 AM, 3:00 PM, 9:00 PM. Selecione as opções desejas e clique no botão Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.10.

Figura 1.10

11 – Após você ter completado todos os passos de configuração acima na janela Finished, você poderá executar a console de administração do WSUS deixando o check box Launch the Windows Server Update Services Administrations Console selecionado e você poderá iniciar a primeira sincronização deixando o check box Begin initial synchronization selecione. Selecione as opções desejas e clique no botão Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.11.

Figura 1.11

12 – Na página What´s Next, explore os tópicos listados acima para integrar o servidor WSUS em seu ambiente. Clique no botão Finish para concluir a configuração.

Referências

No próximo artigo vamos explorar as configurações do WSUS.

[ ]’s

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s