Introdução ao Servidor de Diretiva de Rede

 

Publicado em:
06/10/2011

Fonte: http://www.winsec.org

 O Servidor de Diretiva de Rede ou Network Policy Server (NPS), permite você criar diretivas de integridade de acesso à rede e também podendo usar o NPS como Proxy RADIUS para encaminhar requisições para outros servidores NPS.

Com o NPS você gerencia centralmente as autenticações, autorizações e a integridade dos clientes através de três cenários:

 

Servidor Radius: Neste cenário, o NPS é o ponto de acesso para autenticação, autorização e accounting (auditoria) para wireless, switchs, e acesso remoto como Dial-UP e VPN. Você pode configurar diretivas de rede onde o NPS usa para autorizar e registrar eventos (logs) de acesso.

Servidor de Diretivas para Proteção contra Acesso a Rede ou Network Access Protection (NAP): Neste cenário, o NPS ajuda verifica o estado de integridade dos clientes que desejam conectar-se à rede. Você pode configurar diversas diretivas de NAP no NPS como a Validação da Integridade ou System Health Validators (SHVs), Diretivas de Integridade ou Health Policy e Servidores de Remediação ou Remediation Server para impor aos computadores para que estejam em conformidade com a diretiva de integridade.

 

Proxy Radius: Neste cenário, o NPS atua como Proxy RADIUS, onde o NPS encaminha as requisições para um grupo de servidores RADIUS, podendo também encaminhar dados de auditoria ou eventos

Você pode configurar o NPS de várias formas. Por exemplo, você pode configurar o servidor de NPS para atuar como servidor de diretiva de NAP, e Proxy RADIUS para encaminhar certas requisições para um grupo de servidores RADIUS específico isso para autenticar e autorizar computadores clientes em outro domínio. 

Para configurar o NPS, você pode configurar através de duas maneiras: Standard Configuration ou Advanced Configuration, isso na console do NPS conforme abaixo:

 

 

 

Standard Configuration

Com o Standard Configuration, o Assistente irá ajudar a configurar o NPS conforme o cenário abaixo:

– NAP policy server
– RADIUS server for dial-up or VPN connections
– RADIUS server for 802.1X wireless or wired (cabeado) connections

Para configurar o NPS usando o Assistente, na console do NPS, você deve selecionar um dos cenários, conforme citado acima e depois clicar no botão “Configure”.

 

Advanced Configuration

Quando você usa o Advanced Configuration, a configuração é totalmente individualmente cada cenário do NPS e para configurar, no painel de detalhes do Getting Started você deve expandir o Advanced Configuration.

 Links relacionados

 http://www.microsoft.com/windowsserver2008/default.mspx

Tire suas dúvidas no site abaixo. Muitos profissionais qualificados tentarão lhe ajudar da melhor forma possível

http://forums.microsoft.com/technet-br

Espero ter ajudado

[  ]’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s