Instalação e Configuração do DHCP Server no Windows Server 2008 R2

Publicado em:
06/10/2011

Fonte: http://procedimentosemti.com

Iremos ver o procedimento padrão para a instalação/configuração do DHCP Server (Dynamic Host Configuration Prontol) no Windows Server 2008 R2 SP1 x64

A utilização do recurso de DHCP Server é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.

Por padrão numa rede temos apenas um único Servidor de DHCP, mais existe a possibilidade de colocamos mais de um servidor em produção, mas este nao é o caso, abordaremos em outro artigo.

 
01. Por padrão o serviço do DHCP Server não e instalado, sendo necessário sua instalação, clique em: Start, Administrative Tools selecione: Server Manager


02. Na tela do Server Manager, selecione Roles, clique em: Add Roles.

03. Na tela de Before You Begin, selecione: <Next>


04. Na tela de Select Server Roles, selecione: DHCP Server, clique em: <Next>

05. Na tela de DHCP Server, clique em: <Next>


06. Na tela de Select Network Connection Bindings, em nosso exemplo, selecionamos a rede IP 192.168.0.10 IPv4, clique em: <Next>

07. Na tela de Specify IPv4 DNS Server Settings, nos campos Parent domain, automaticamente já foi preenchido com nosso domínio, nesse exemplo: pti.intra, no campo Preferrred DNS e Alternate DNS, digite os IP´s dos Servidores Internos de sua organização, clique em: <Next>

08. Na tela de Specify IPv4 WINS Server Settings, caso seja necessário habilitar o WINS para aplicações legadas, selecione: WINS is required for applications on this network, no campo Preferred WIN e Alternate WINS, digite o IP dos Servidores WINS, clique em: <Next>

09. Na tela de Ad dor Edit DHCP Scopes, clique no botão: <Add>

 

10. Na tela de Add Scope, no campo Scope name, digite o nome do escopo, nos campos Starting IP addres e Ending IP address, digite a faixa de IP que será distribuída na rede, no campo Subnet type, selecione o tempo de duração da expiração do IP para o cliente, automaticamente o campo Subnet mask será preenchido e no campo Default gateway digite o IP do Servidor de Gateway (Firewall/Proxy/Roteador) clique em: <OK>

11. Após a criação do Scope, clique em: <Next>


12. Na tela de Configure DHCPv6 Stateless Mode, em nosso exemplo não estaremos configuração o Servidor de DHCP para fornecer IP´s no novo padrão de Protocolo TCP/IP v6, selecione a opção: Disable DHCPv6 stateless mode for this server, clique em: <Next>

13. Na tela de Authorize DHCP Server, em nosso exemplo, estamos utilizando o usuário autenticado no servidor o Administrator, selecione: Use current credentials, clique em: <Next>


14. Na tela de Confirm Installation Selections, clique em: <Install>

15. Na tela de Installation Results, após a instalação, clique em: <Close>

16. Na tela de Server Manager, após a instalação, clique em: DHCP Server

17. Clicando no DHCP Server, podemos ver todas as configurações do Servidor de DHCP.

18. Podemos acessar também o Manager do DHCP Server, clicando em: Start, Administrative Tools selecionando DHCP.

19. Na tela do DHCP, expandindo a opção do servidor, em nosso exemplo: ptispo01dc01.pti.intra, expandido a nosso protocolo; IPv4, podemos ver todas as configurações que fizermos no Wizar de instalação.

20. Clicando na opção Address Poll, podemos ver nosso Pool de IP´s que serão disponibilizados na rede.


21. Clicando na opção: Server Options, podemos ver as configurações feitas no Wizard de Instalação, podemos também configurar mais opções do nosso servidor, clicando com o botão direito no meio da tela, será apresentado um menu de opções, selecione: Configure Options.

 
22. Iremos selecionar, por exemplo a opção: 004 Time Server, que indicar qual e o servidor de horário em nossa rede, digite no campo: Server name, em nosso exemplo: ptispo01dc01 clique em: <Resolve>, automaticamente o IP será preenchido em: IP addres, clique em: <Add> para adicionar.

23. Clica em: <Apply> para confirmar a inclusão.

24. Iremos também configurar a opção: 046 WINS/NBT Node Type, selecione a opção, em nosso exemplo, iremos utilizar o tipo do nó: 0x8, clique em: <Apply> depois em: <OK>

25. Após as configurações, podemos ver todas as configurações das opções padrões do nosso Servidor de DHCP.

26. Clicando na opção: Scope Options, podemos ver todas as opções do nosso servidor juntamente com as opções personalizadas no escopo, nesse caso, vemos a opção: 003 Router.


27. Após a configuração do Servidor de DHCP, iremos fazermo os teste numa máquina cliente, no PowerShell, digitamos o comando: ipconfig /all <Enter>, virmos todas as configurações detalhas de nossa placa de rede, nesse exemplo, nossa placa de rede está configurada para trabalhar com IP estático.

 
28. Podemos também usar o comando: netsh interface ip show config <Enter>, para ver nossas configurações da placa de rede.

 
29. Podemos alterar as configurações via GUI (Interface Gráfico) ou via linha de comando, em nosso exemplo, digite o comando: netsh interface ip set address “Local” dhcp <Enter>, nesse exemplo setamos nossa placa de rede para obter IP dinamicamente, digite também o comando: netsh interface ip set dns “Local” dhcp <Enter>, também setamos que os DNS preferencial e alternativo serão obtidos via DHCP, para confirmar as configurações, digite o comando: netsh interface ip show config <Enter>.

30. Digitando o comando: ipconfig /all <Enter>, vemos também todas as configurações detalhadas de nossa placa de rede, agora configurada para obter IP dinamicamente.


31. Digitando o comando: ipconfig <Enter>, temos as informações de nossa placa de rede resumida.


32. Para testarmos corretamente nosso servidor DHCP, iremos digitar o comando: ipconfig /release <Enter>, com isso iremos liberar (limpar) todas as configurações de nossa placa de rede.

33. Digite o comando: ipconfig /renew <Enter>, esse comando irá procurar na rede o Servidor DHCP e solicitar a renovação do IP, vimos que nossa placa de rede obter dinamicamente o IP corretamente.

34. Digite o comando: ipconfig /flushdns <Enter>, esse comando irá limpar todas as entradas DNS registrada em nosso computar.


35. Digitando o comando: ipconfig /displaydns <Enter>, podemos ver todos os registros DNS locais, verificando principalmente as entradas DNS do nosso servidor de controlador de domínio da rede.

36. No Manager do DHCP, clicando em: Address Leases, podemos ver o registro do nosso host, o IP, Hostname e também a data/hora de expiração do IP.

37. Outro recurso no DHCP Server a possibilidade de reservamos os IP´s obtidos pelos cliente, para sempre pegar o mesmo IP, um recurso novo no DHCP Server do Windows Serv 2008 e a possibilidade de reservar o IP diretamente na opção: Address Leases, antes tínhamos que anotar o IP/MAC e executar manualmente, nesse exemplo, clique com o botão direito sobre o IP obtido pelo cliente, será apresentado um menu de opções, selecione: Add to Reservation.

38. Na tela DHCP, clique em: <OK>

39. Clicando na opção: Reservations, podemos ver nossa reserva de IP configurada para o host.

40. Para finalizarmos nosso procedimento, podemos configurar nossa reservar, selecione a mesmo, clicando o botão direito do mouse, será apresentado um menu de opções, selecione: Properties

41. Podemos ver o nome de nossa reservar, o IP setado, MAC da Placa de Rede e podemos especificar em descrição para a reserva.

Espero que vocês tenham gostado

[  ]’s

 

 

 

2 respostas em “Instalação e Configuração do DHCP Server no Windows Server 2008 R2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s