Windows AIK – Criando uma imagem de instalação autonoma do Windows 7

Publicado em:
19/05/2011

Fonte: http://athiago.wordpress.com

 

Esse não é um assunto recente e se mantem no interesse de end-users e IT Pros da plataforma Microsoft a muito tempo.

É comum encontrarmos ambientes onde há necessidade de realizar uma implementação de sistema operacional em massa – diversos equipamentos simultaneamente.

Também é conhecido que o processo de instalação de um sistema operacional é dispendioso devido a ser necessário a intervenção do usuário, caso o mesmo não seja autonomo.

Atualmente, temos diversos aplicativos como nLite para o Windows XP, vLite para o Windows Vista e o RT Se7enLite para o Windows 7 que permitem criar uma instalação quase 100% autonoma (não assistida é outro termo mais utilizado).

Estes aplicativos não possuem suporte para opções como criação/formatação de volumes por exemplo.

Todas as ferramentas de terceiros mencionadas no último parágrafo são freeware. Entretanto, a própria Microsoft disponibiliza uma tool de uso incrível e que permite criar uma instalação do Windows 100% autonoma. Esta tool tem o nome de Windows Automated Installation Kit ou mais comumente chamada de Windows AIK.

A princípio, o Windows AIK é uma tool destinada a parceiros OEM, grandes empresas e System Builders para facilitar a instalação, implementação e personalização de um sistema operacional Windows e novos equipamentos.

É importante mencionar que as ferramentas de terceiros citadas anteriormente para o Windows Vista e Windows 7 não trabalham nativamente com o arquivo INSTALL.WIM, arquivo este que possui as versões dos sistemas operacionais.

Ambas precisam do Windows AIK instalado para poderem manipular o arquivo INSTALL.WIM utilizando o utilitário ImageX.

Usando o Windows AIK, podemos personalizar, por exemplo, todo o processo de instalação do Windows Vista+SP1/7/Server 2003/2008/R2, sendo necessário apenas inserir a midia de instalação no novo equipamento e aguardar o térnimo do processo.

A bem da verdade, podemos fazer muitas configurações referente ao Windows com esta ferramenta. Podemos definir configurações para componentes do Windows como Internet Explorer, Windows Media Player, criar usuário, definir senhas, papel de parede, informações de OEM, suporte, network, enfim…

Deixando um pouco os conceitos técnicos sobre a tool, vamos ver abaixo o que é necessário para criarmos uma imagem completamente autonoma do Windows 7 com o Windows AIK.

Aqui estão os requesitos necessários:

  1. Um DVD de instalação ou uma imagem (.ISO) do Windows 7.
  2. Efetuar o download e/ou instalar o Windows AIK em um computador. Faça o download aqui do Windows AIK.

É isso o que precisamos inicialmente caro leitor, incluindo também um pouco de paciência caso em uma primeira tentativa de implementação, o processo não ocorra corretamente.

Enfim, seguindo todos os passos aqui informados por mim, estará garantida uma instalação com sucesso.

Vamos começar e colocar os dedos no mouse e teclado!

Primeiramente, e necessário copiar o conteúdo do DVD de instalação do Windows 7 se possuir um ou, caso tenha a imagem (.ISO), usar um extrator como MagicISO, por exemplo, para extrair todos os arquivos da imagem.

Crie o seguinte diretório para que possamos usar os comandos aqui informados sem muitas alterações:

C:\Windows7\MinhaimagemPersonalizada

Copie para este diretório o conteúdo do DVD de instalação que possuir ou extraia os arquivos da imagem .ISO para o mesmo.

Após conluir o processo de cópia/extração dos arquivos de instalação do Windows 7, vamos instalar o Windows AIK. O processo é muito simples e não demanda muita explicação sobre o mesmo. O arquivo a ser baixado está em formato ISO. Logo, grave-o em uma midia DVD ou extraia os arquivos com o software que usou para extrair os arquivos do Windows 7 se possui uma imagem.

Insira o DVD onde gravou a imagem do Windows AIK ou execute o arquivo XXX onde extraiu os arquivos da imagem para ser exibida a imagem do Windows AIK Setup abaixo:

Windows AIK Setup

Escolha a opção  Windows AIK Setup e siga o processo de instalação sem alterar nenhuma das configurações.

Após ter finalizado o processo de instalação do Windows AIK, vamos começar a trabalhar com a imagem do Windows 7 que temos e desejamos tornar autonoma.

Abra o console do Windows SIM (System Image Manager) navegando até o seguinte caminho: Start > All Programs > Windows AIK > Windows System Image Manager. Clique com o botão direito sobre o atalho e escolha Run as administrator.

Ao clicar neste atalho, será exibida a seguinte interface do console onde iremos trabalhar com os atributos do Windows PE na imagem do Windows 7:

Windows SIM Dashboard

Esta é a interface gráfica do Windows SIM ou Windows System Image Manager, sem muita poluição visual, completamente limpa e pronta para o trabalho que iremos fazer.

Vamos agora começar a trabalhar com a nossa imagem para customiza-la e torná-la autonoma. Clique no botão File > Select Windows Image na barra de ferramentas do Windows SIM como na imagem abaixo.

Select Windows Image

Em seguida será aberta uma janela do Windows Explorer para que o arquivo install.wim seja selecionado. Se lembra do diretório em comum que criamos no inicio? Navegue ate o seguinte local:

C:\Windows7\MyCustomImage\Sources\

Dentro deste local está o arquivos que precisamos abrir, o install.wim. Localize o arquivo como na imagem abaixo, selecione com um clique e depois clique em Open ao lado direito inferior como na imagem abaixo:

Install.wim File Resource

Perfeito! O próximo passo é selecionar qual versão do Windows 7 iremos customizar como podemos ver na imagem a seguir. Neste exemplo estou usando a versão do Windows 7 Ultimate, mas pode ser a versão que o leitor possuir.

Select your Windows 7 Version

Após selecionar a versão, já podemos ver uma alteração na dashboard do Windows SIM em Windows Image Pane onde temos a versão escolhida e as opções de Components e Packages.

Windows SIM – Image Pane

No Windows Imagem Pane encontramos os componentes e pacotes necessários para automatizar uma instalação do Windows.

Nosso passo seguinte é criar um arquivos de resposta (Anwser File) que será usado para armazenar as configurações autonomas do Windows 7 que serão lidas/utilizadas pelo Windows Setup no momento da instalação.

Para criar um novo arquivo de resposta, clique no botão File > New Anwser File no menu do Windows SIM como na imagem abaixo:

New Answer File

Já podemos visualizar mais uma mudança no Windows SIM Dashboard em Answer File Pane como mostrado na imagem abaixo:

Windows SIM – Answer File Pane

No Answer File Pane encontramos todos os componentes e pacotes inseridos no arquivo de resposta e as configurações feitas para tornar a instalação do Windows autonoma.

Neste momento iremos começar a inserir os componentes necessários para podermos configurar o arquivo de resposta. No Windows Image Pane, expanda o item Components e procure por x86_Microsoft-Windows-International-Core-WinPE_6.1.7600.16385_neutral como na imagem abaixo:

Windows Image Pane – Select Components

Após localizar o componente informado anteriormente, clique com o botão direito sobre o mesmo escolha a opção Add Settings to Pass 1 WindowsPE como na imagem abaixo:

Add Selected Components

Mais uma alteração é feita no Windows SIM Dahboard em Answer File Pane como vemos nas imagens abaixo:

Answer File Pane – View Components

Neste momento precisamos inserir as configurações necessárias para este componente que irá informar para o Windows Setup informações como layout do teclado (InputLocale), idioma (SystemLocale), idioma da interface (UILanguage) e o país (UserLocale).

Na imagem abaixo vemos as configurações necessárias para o componente x86_Microsoft-Windows-International-Core-WinPE_neutral.

Answer File Pane – First Attributes

Neste componente temos as seguintes configurações:

  • InputLocal = 00010416 (idenficador hexadecimal que informa ao Windows Setup o layout Portuguese (Brazilian ABNT2).
  • SystemLocale = pt-BR
  • UILanguage = pt-BR
  • UserLocale = pt-BR

Se fosse uma instalação do Windows 7 em inglês americano, teriamos que substituir os atributos informados anteriormente por en-US apenas e em ImputLocale atribuir o hexadecimal 00020409 (United States-Internation) por exemplo, como é o meu caso pois uso um equipamento com teclaro americado e Windows 7 en-US.

Abaixo temos as configurações feitas para o componente SetupUILanguage:

 
SetupUILanguage Component

Neste componente temos apenas um atributo de configuração necessário, UILanguage que define o idioma da interface de instalação do Windows Setup.

Este atributo está configurado como pt-BR e se o idioma usado pelo Windows Setup fosse, por exemplo, inglês, teriamos que alterar o valor para en-US. O atributo WillShowUI está definido automaticamente como OnError o que fará ser exibida a interface do Windows Setup apenas se algum erro ocorrer nesta etapa.

Agora que já vimos como adicionar e inserir os atributos, vamos adicionar todos os componentes necessários para a instalação e depois configurá-los.

Volte o foco para o Windows Image Pane e localize/adicione os seguintes componentes:

  1. x86_Microsoft-Windows-Internation-Core_6.1.7600.16385_neutral (Add Settings to Pass 7 oobeSystem)
  2. x86_Microsoft-Windows-Setup_6.1.7600.16385_neutral (Add Settings to Pass 1 WindowsPE)
  3. x86_Microsoft-Windows-Shell-Setup_6.1.7600.16385_neutral (Add Settings to Pass 4 Specialize)
  4. x86_Microsoft-Windows-Shell-Setup_6.1.7600.16385_neutral (Add Settings to Pass 7 oobeSystem)

Após ter inserido estes componentes, é necessário remover os subcomponentes desnecessários para a instalação autonoma. Se inseriu todos os componentes anteriormente informados usando as opções entre parenteses, você terá no Answer File Pane uma exibição idêntica a da imagem abaixo:

 
Answer File Pane – All Components

Para remover um subcomponente, expanda o componente, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e escolha Delete como na imagem abaixo ou simplesmente selecione com um clique e pressione Delete.

 
Delete Components

Devemos deixar apenas os subcomponentes mostrados na lista abaixo para podemos dar continuidade em nossas configurações:

OBS: Remova também o subcomponente OEMInformation que é desnecessário.

 
Final Components

Verifique se está realmente idêntica a sua configuração com a imagem a seguir e vamos continuar a configurar nosso arquivo de resposta para a instalação do Windows 7.

Selecione o subcomponente DiskConfiguration como na imagem abaixo e coloque ao atributo WillShowUI o valor OnError. Essa configuração define que somente se houver error no momento da configuração a interface será mostrada.

 
Disk Configuration

Agora precisamos definir a criação e configuração das partições necessárias para o Windows Setup. Clique com o botão direito sobre DiskConfiguration e escolha Insert New Disk como na imagem abaixo:

 
Insert New Disk

Em Disk, configure o atributo DiskID de acordo com a identificação do disco nas controladoras IDE/SATA em seu equipamento. Por exemplo, um disco que esteja na controladora SATA ZERO receberá a DiskID ZERO, um disco na controladora IDE 0 como master, receberá também o DiskID ZERO .

 Disk Attributes

Neste exemplo, assumo que estamos configurando a instalação em um único disco, logo, o DiskID que deve utilizar é o número ZERO (0) como vemos na imagem abaixo. O atributo WillWipeDisk define se o Windows Setup irá apagar todos os dados de todas as partições existentes no disco antes de começar a configurar as novas partições. Configure o WillWipeDisk como False.

 
Disk Attributes

Após usar a opção Insert New Disk, dois novos subcomponentes (Disk/CreatePartitions e Disk/ModifyPartitions) serão mostrados como na imagem abaixo:

 
Disk Subcomponents

Agora que já temos os dois itens necessários para criar as partições, vamos ver como configurá-los corretamente. Clique com o botão direito sobre o subcomponente CreatePartitions e escolha a opção Insert New CreatePartition (crie dois novos subcomponentes) como na imagem abaixo:

 Insert New Create Partition

Um novo subcomponente irá surgir abaixo de CreatePartitions os atributos necessários para definirmos uma partição no Windows Setup como na imagem abaixo:

 
CreatePartition Attributes

Inicialmente, precisamos ter dois CreatePartition, um para criar a partição onde serão armazenados os arquivos de boot do Windows 7+Windows RE (Recovery Environment) e um para criar a partição onde será instalado os bits do Windows 7.

Abaixo estão as imagens de ambos os atributos configurados para as duas partições que iremos criar nesta instalação autonoma:

 
Windows Utility Partition Attributes
 Windows 7 Partition Attributes

Vamos entender o que os atributos das imagens anteriores definem:

  • Extend configura se a partição será um volume estendido ou não. Altere este apenas se for necessário. Por default ele está como False.
  • Order define qual é a ordem de criação da partição partindo do número 1. Em nossa instalação será criada a partição do Windows RE+Boot (1) primeiro e em seguida a partição para instalação do Windows 7 (2).
  • Size define o tamanho em megabytes (MB) da partição. Para uma partição de 30GB devemos informar 30000, por exemplo.
  • Type define o tipo da partição: Primary, EFI, Extended, Logical ou MSR.

Para a partição de Windows RE+Boot files é recomendado que seja utilizado 200MB. Podemos perceber que para a segunda partição eu não defini um tamanho no atributo Size. Porque? Justamente para ser aproveitado todo o espaço restante do disco para a instalação.

Caso seja de sua vontade definir um tamanho, o faça sem problemas. Aqui omitir o atributo foi propositalmente para informar que ao deixá-lo em branco, estamos informando ao Windows Setup que use todo o espaço desalocado restante.

Vamos agora configurar as modificações a serem feitas nas partições. Clique com o botão direito sobre o item ModifyPartitions e escolha a opção Insert New ModifyPartition, faça isso duas vezes, como na imagem abaixo:

 
Insert New ModifyPartition

Teremos como resultado dois subcomponentes ModifyPartition como na imagem abaixo:

 ModifyPartition Attributes

Vamos entender agora o que são os atributos disponíveis neste subcomponente:

  • Active define se a partição é ativa (true) ou não (false).
  • Extend define se a partição é um volume estendido (true) ou não (false).
  • Format define o sistema de arquivos da partição NTFS ou FAT32.
  • Label define o nome que pode ser atribuído a partição.
  • Letter define a letra (C, D, E, etc.) atribuída a partição.
  • Order define em que ordem serão feitas/aplicadas as alterações na partição.
  • PartitionID define o identificado da partição que irá receber as configurações.
  • TypeID define o tipo da partição. Para Utility Partition (Windows RE + Boot Files) deve se usar 0×27 e para Windows Data Partition (Windows, Aplicações, etc.) deve se usar 0×7.

Agora que já entendemos o que são os atributos disponíveis neste subcomponente, configure seus atributos como mostrados nas duas imagens abaixo:

 
ModifyPartition Windows Utility Partition
 
ModifyPartition Windows 7

Já temos até então todo o processo de criação de partições e opções iniciais da interface do Windows Setup configuradas.

Vamos agora informar ao Windows Setup o local onde serão instalados os bits do Windows 7 encontrados na imagem. Selecione o subcomponente ImageInstall/OSImage como na imagem abaixo:

 
ImageInstall/OSImage

Neste componente, há apenas dois atributos a serem configurados. InstallToAvailablePartition define se o Windows Setup irá instalar o Windows 7 na primeira partição com espaço suficiente disponível (true) ou se a partição a ser usada será definida manualmente (false).

WillShowUI, nesta altura do How Do I já é mais que conhecido, Always mostra a UI, OnError mostra apenas se ocorrerem erros e Never não exibe a UI mesmo com erros.

Configure este subcomponente como mostrado na imagem abaixo:

 
ImageInstall/OSInstall Attributes

Selecione agora com um clique o componente ImageInstall/OSImage/InstallFrom como na imagem abaixo:

 ImageInstall/OSImage/InstallFrom

Neste componente podemos configurar que versão do Windows 7 desejamos instalar de forma autonoma. Clique com o botão direito sobre ImageInstall/OSImage/InstallFrom e escolha a opção Insert New Metadata como na imagem abaixo:

 
Insert New Metadata

Podemos ver agora um novo subcomponente chamado Metadata em ImageInstall/OSImage/InstallFrom.

 
Metadata Attributes

Dentro deste subcomponente temos dois atributos:

  • Key que indica parte do caminho absoluto do metadado da versão do Windows 7 na imagem install.wim.
  • Value receberá um valor de acordo com o valor inserido em Key anteriormente.

Os valores possíveis para o atributo Key são:

  • /IMAGE/INDEX (Número de index que idenfitica uma versão dentro do install.wim)
  • /IMAGE/NAME (Nome atribuído a versão dentro do install.wim)
  • /IMAGE/DESCRIPTION (Nome da imagem atribuído dentro do install.wim)

Os valores para o atributo Value seguem a ordem abaixo:

  • 1 (Windows 7 Starter), 2 (Windows 7 Homebasic), 3 (Windows 7 Home Premium), 4 (Windows 7 Professional) e 5 (Windows 7 Ultimate).
  • WINDOWS 7 STARTER, WINDOWS 7 HOMEBASIC, WINDOWS 7 HOMEPREMIUM, WINDOWS 7 PROFESSIONAL e WINDOWS 7 ULTIMATE.
  • Nome de uma imagem já personalizada, por exemplo, Windows 7 Ultimate (DELL Optplex 360).

Na imagem a seguir, usei no atributo Key o valor /IMAGE/NAME e como Value o valor WINDOWS 7 ULTIMATE:

 
Metadata Attributes Done

Selecione agora com um clique o subcomponente ImageInstall/OSImage/InstallTo como na imagem a seguir:

 
ImageInstall/OSImage/InstallTo

Aqui os atributos disponíveis também são apenas dois. DiskID define o número do disco onde será instalado o Windows 7. PartitionID define o número da partição onde será instalado o Windows 7. Estas informações estão configuradas nos subcomponentes DiskConfiguration.

Configure seu arquivo de resposta com o DiskID tendo o valor ZERO (0) e PartitionID tendo o valor DOIS (2) que é a partição onde iremos instalar o Windows 7. Siga a imagem a seguir para fazer as configurações:

 
InstallTo Attributes Done

Nosso próximo passo é configurar o componente UserData. Selecione o componente com um clique como na imagem abaixo:

 
UserData

Neste componente temos os atributos para aceitar o termo de uso da Microsoft (AcceptEULA), informar o nome do proprietário da licença (FullName) e o nome da organização (Organization).

Configure os atributos com seu nome e organização e marque como true o termo de licença. Você deve ter os atributos iguais aos da imagem a seguir:

 
UserData Attributes Done

Selecione agora o subcomponente UserData/ProductKey com um clique simples para vermos os atributos disponíveis como na imagem abaixo:

 UserData/ProductKey

Neste subcomponente você deve informar sua ProductKey corretamente no atributo Key e em WillShowUI definir como OnError. Faça a atribuição das informações para ficar como na imagem a seguir:

 
UserData/ProductKey Attributes Done

Vamos agora configurar os atributos referentes as informações de registro (OEM) e nome do equipamento. Selecione como na imagem a seguir com um clique do mouse o componente 4 specialize\x86_Microsoft-Windows-Shell-Setup_neutral:

 
Specialize Components

Neste componente iremos usar o seguinte atributo:

  • ComputerName para informarmos o nome do equipamento em que será instalado o Windows 7.

Configure os atributos informados anteriormente corretamente de forma que fica como na imagem abaixo:

 
ComputerName Attribute

Selecione agora o subcomponente OEMInformation para prosseguirmos com as configurações no arquivo de resposta como na imagem abaixo:

 
OEMInformation Attributes

Neste componente iremos usar os seguintes atributos para personalizarmos as informações de OEM – aquelas informações de suporte que vemos em equipamentos de grandes Players como DELL, HP, etc. nas propriedades do sistema:

  • HelpCustomized para informarmos que não (false) há um arquivo de Help específico.
  • Manufacturer para informarmos o nome do fabricante do equipamento.
  • Model para informarmos o modelo do equipamento.
  • SupportURL caso houver um website para se obter suporte.

Faça suas configurações de acordo com seu desejo para ficarem de forma parecida com as informadas na imagem abaixo:

 
OEMInformation Attributes Done

Vamos para o próximo componente como selecionado na imagem abaixo 7 oobeSystem/x86_Microsoft-Windows-Internacioal-Core_neutral:

 
OOBE Components

Este componente segue os mesmos moldes do primeiro componente que configuramos no inicio do post. Faça as configurações como na imagem abaixo para Português Brasil:

 OOBE Attributes Done

Em seguida vamos usar o componente selecionado na imagem abaixo 7 oobeSystem/x86_Microsoft-Windows-Shell-Setup_neutral para configurarmos algumas informações como empresa e proprietário registrado, time zone e suporte OEM.

 
OOBE Shell-Setup

Neste componente iremos utilizar os seguintes atributos para configurarmos o que desejamos:

  • RegisteredOrganization para informarmos o nome da organização que desejarmos.
  • RegisteredOwner para informarmos o proprietário do equipamento.
  • TimeZone para informarmos o local correto para sincronizar o horário do Windows 7.

INFO: O valor E. South America Standard Time informar ao Windows 7 que estamos definindo o horário (UTC-03:00) Brasilia. Se for necessário configurar outro tipo de TimeZone, execute no Command Prompt o comando tzedit /g para mostrar o TimeZone atual ou tzedit /l para exibir a lista completa de TimeZones disponíveis no Windows.

 OOBE Shell-Setup Attributes

Pefeito caro leitor! Estamos chegando na reta final das configurações do arquivo de resposta. Vamos agora configurar alguns atributos importantes como Wireless UI, Network Location, etc.

Selecione o componente OOBE como na imagem abaixo para vermos os atributos disponíveis:

 OOBE Attributes

Neste momento iremos configurar os seguintes atributos em nosso arquivo de resposta:

  • HideEULAPage para não ser exibido (true) o termo de licença de Software da Microsoft.
  • NetworkLocation para definirmos o tipo de rede que possuimos (Home, Work, Public).
  • ProtectYourPC para informar as diretivas de updates (1 para nível recomendado, 2 para apenas updates importantes e 3 para desativar a proteção automática).

Há o atributo HideWirelessSetupInOOBE que pode ou não ser utilizado. Caso possuia um notebook, netbook ou um equipamento que possua uma interface Wireless, não altere este atributo. Caso não tenha uma interface Wireless, configure este atributo true para suprimir a interface no Windows Setup.

Vejamos na imagem abaixo como devemos configurar este componente:

 OOBE Attributes Done

Vamos agora para a parte final do arquivo de resposta. Selecione o componente UserAccounts/LocalAccounts como na imagem a seguir:

 
UserAccounts/LocalAccounts

Clique então com o botão direito do mouse sobre este componente e escolha Insert New LocalAccount como na imagem abaixo:

 
Insert New LocalAccount

Dois novos subcomponentes LocalAccount e LocalAccount/Password serão exibidos como na imagem a seguir:

 
LocalAccount Attributes

O componente LocalAccount possui atributos bem simples de se entender. Eis os atributos que iremos utilizar:

  • Description para descrever a de conta de usuário.
  • DisplayName para informar o nome a ser exibido na tela de logon.
  • Group para informarmos a qual grupo local a conta deve pertencer.
  • Name é o nome da conta a ser criada no Windows 7.

Vemos na imagem a seguir um exemplo de conta a ser criada. Neste exemplo eu informei ao arquivo de resposta que desejo criar um usuário com descrição Administrator User, de nome a ser exibido AdminUser, pertencente ao grupo Local Administrators e com o nome da conta adminuser.

 
LocalAccount Attributes Done

Cabe dizer aqui que está etapa é flexível e irá variar de acordo com a necessidade (quantas contas de usuários se deseja criar) de cada usuário. Adicione quantas forem as contas de usuários a serem criadas e repita os passos.

O próximo passo e final é configurar uma senha para cada nova conta a ser criada no Windows 7. Selecione o componente Password como na imagem abaixo:

 
Password Attributes

Há apenas um atributo a ser informado, Value onde você deve informar a senha da conta a ser criada como pode ver na imagem abaixo:

 
Password Attributes Done

Parabens! Você acabou de configurar o arquivo de resposta para uma instalação autonoma do Windows 7. Agora, vamos validar o arquivo para garantir que todos os atributos de preenchimento obrigatório foram feitos no arquivo.

Na interface do Windows SIM, clique em Tools > Validate Answer File como na imagem abaixo:

 
Validate Answer File

Se todos os atributos obrigatórios estiverem com preenchidos, não haverá mensagem de erro alguma no Message Pane do WIndows SIM como podemos ver na imager a seguir:

 Message Pane

Se houvessem erros críticos a serem corrigidos, seriamos informados no Message Pane como nas imagens abaixo:

 
Message Pane Error
 
Message Pane Error Location

O Windows SIM possui uma análise que informa onde estão os atributos a serem configurados. Retorne até o local informado e faça a configuração.

Agora, vamos salvar o arquivo no local correto. Clique em File > Save Answer File no Windows SIM, navegue até o local C:\Windows7\MyCustomImage e salve o arquivo com o nome Autounattend.xml. O arquivo deve ser salvo no mesmo local onde o arquivo Setup.exe do Windows 7 está localizado.

Para completar o processo, vamos criar uma imagem para esta instalação autonome do Windows 7.

Navegue até o seguinte local para executar o Deployment Tools Command Prompt:

Start > All Programs > Windows AIK > Deployment Tools Command Prompt

Execute este utilitário de linha de comando como Administrator (botão direito e Run as administrator).

Após executar o utilitário, teremos uma interface semelhante a do Command Prompt tradicional do Windows como vemos na imagem abaixo:

 
Deployment Tool Command Prompt

Para criarmos nossa imagem autonoma iremos utilizar a ferramenta OSCDIMG para gerá-la. Crie o diretório C:\CustomImage para ser armazenada a nova imagem.

O comando a ser executado é o seguinte:

oscdimg -n -m -bC:\Windows7\MyCustomImage\boot\etfsboot.com C:\Windows7\MyCustomImage C:\CustomImage\Windows7UltimateAuto.iso

Entendendo os parametros do comando:

  • -n habilita nomes longos para a imagem.
  • -m informa ao comando que ignore o limite de tamanho máximo para uma imagem.
  • -bPath informa onde localizar o arquivo de boot para a imagem.
  • C:\Windows7\MyCustomImage local onde se encontram os arquivos do Windows 7+Autounattend.xml
  • C:\CustomImagem\Windows7UltimateAuto.iso é o local e nome do arquivo de imagem a ser gerado.

Digite o comando anteriormente informado no Deployment Tools Command Prompt e pressione ENTER para começar o processo como na imagem a seguir:

 
Deployment Tool CMD Progress
 
Deployment Tool CMD Done

Sucesso meu caro leitor! Como na última imagem o processo foi feito com êxito e já está disponível a imagem autonoma que você precisa para uma instalação do Windows 7.

Agora o que você precisa é usar o software qualquer para gravar a imagem em um DVD ou usar a ferramenta da como o A Bootable USB para gravar a imagem ISO, tornar a USBKey bootável e pronto.

Já temos uma imagem em um dispositivo pronto para ser usada meu caro leitor!

É isso ai,  Espero que as informações aqui expressas sejam de bom uso em seu dia a dia já que é um processo muito comum de ser procurado por end-user e IT Pros para otimizarem o uso de tempo neste processo – instalar o sistema operacional

Espero que gostem e ajudem vocês

[ ]’s

9 respostas em “Windows AIK – Criando uma imagem de instalação autonoma do Windows 7

  1. O meu aqui nao deu certo, deu um erro como se o serial nao estivesse certo, algo assim….

    Errro
    o arquivo de resposta nao assistido contem uma chave de produto (product key) invalide. remova a chave invalida ou forneca uma chave de produto valida no arquivo de resposta.

    • Cara, verifique se o Serial está separado em 25 caracteres separados por traços, verifique se na hora que copiou e colou foi com um espaço a mais ou troque o serial e teste novamente, não tem segredo, é isto mesmo feito na configuração.
      Att.

  2. Boa noite fabio. Sem palavras. Espetacular seu tutorial. Como eu faria pra desinstalar/desativar serviços, programas, drivers padrao, idiomas, etc na minha iso personalizada. mto grato e parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s