Instalando o Windows Server 2008 Server Core

Publicado em:
18/04/2011

Fonte: Fábio Augusto

O Server Core não é uma nova versão do Windows Server 2008 e sim uma opção de instalação. Quando você adquire o Windows Server 2008 Standard ou Enterprise, por exemplo, você tem o direito de optar pela instalação do “Core“. Isto significa que a mesma mídia que possui os binários para a instalação “Full” também tem os binários para o “Core“.
Uma instalação do Server Core fornece um ambiente mínimo para a execução de funções de servidor especifica, o qual reduz os requisitos de manutenção e gerenciamento, além da superfície de ataque contra as funções do servidor. O Server Core suporta executar as seguintes funções:

  • Active Directory Domain Services (AD DS)
  • Active Directory Lightweight Directory Services (AD LDS)
  • DHCP Server
  • DNS Server
  • File Services
  • Print Services
  • Streaming Media Services
  • Web Server (IIS)

A opção de instalação do Server Core instala somente os binários necessários para suportar as funções do servidor. Por exemplo, o shell do Explorer não é instalado como parte da instalação do Server Core. Ao invés, a interface padrão do usuário para executar o Server Core é o prompt de comando.

Uma vez que você tenha configurado o servidor com a opção de instalação do Server Core, você poderá gerenciá-lo localmente através de prompt de comando ou remotamente usando uma conexão de Terminal Server. Você pode também gerencia o servidor remotamente usando o Microsoft Management Console (MMC) ou ferramentas de linha de comando que suporte o uso remoto.


Benefícios

A opção de instalação do Server Core no Windows Server 2008 fornece os seguintes benefícios:

  • Manutenção Reduzida. O Server Core instala somente o necessário para gerenciar as funções AD DS, AD LDS, DHCP Server, DNS Server, File Services, Print Services, e Streaming Media Services, exigindo menos manutenção do que em uma instalação “Full” do Windows Server 2008.
  • Reduzido a Superfície de Ataque. Devido à instalação do Server Core ser mínima, existem poucas aplicações executando no servidor, o qual diminui a superfície de ataque.
  • Gerenciamento Reduzido. Porque poucas aplicações e serviços são instalados sobre o servidor executando o Server Core, o gerenciamento é reduzido.
  • Menos Espaço em Disco é Requerido. A instalação do Server Core requer aproximadamente 1 GB de espaço em disco para ser instalado e 2 GB para operações após instalação.


Requisitos Mínimos e Recomendáveis

Processador
1 GHz (para processadores x86) ou 1.4 GHz (para processadores x64) é o mínimo. O recomendável é 1 GHz ou mais rápido.

Memória
512 MB de memória RAM é o mínimo. O recomendável são 2 GB ou mais.

Disco Rígido
1 GB é o mínimo. O recomendável são 2 GB ou mais.

Outros Dispositivos
· Um Adaptador de Rede.
· CD-ROM ou drive de DVD-ROM.
· Monitor VGA ou resolução superior.
· Teclado.
· Mouse ou um dispositivo de apontamento compatível.


Figura 1.11


Instalando o Windows Server 2008 Server Core

Desde ponto em diante iremos iniciar a instalação do Windows Server 2008 Server Core no Virtual Server 2005 R2.

12 – Na tela inicial de instalação do Windows Server 2008 Server Core faça as seguintes configurações:

  • No campo Language to Install selecione o idioma que você pretende instalar o Windows. Nesse caso temos somente a opção em English.
  • No campo Time and currency format selecione o formato de hora e moeda que você pretende utilizar. Em nosso exemplo iremos selecionar Portuguese (Brazil).
  • No campo Keyboard or input method selecione o seu teclado. Em nosso exemplo iremos selecionar Portuguese (Brazilian ABNT).

As configurações escolhidas ficaram semelhante à figura 1.12.


Figura 1.12

13 – Clique no botão Next. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.13.


Figura 1.13

14 – Clique no botão Install now. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.14.


Figura 1.14

15 – No campo Product key digite a chave do produto adquirida ou simplesmente clique no botão Next para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.15.

Nota

Em nosso exemplo não iremos digitar a chave do produto, porque estamos avaliando o produto, porém caso você tenha uma chave de produto válida e queira utilizar nesse momento digite a chave do produto e em seguida clique em Next para continuar.


Figura 1.15

16 – Na tela acima é apresentado um alerta informando que se você não entrar com a chave do produto agora, você talvez precise reinstalar o Windows mais tarde e poderá ter perda de dados. Escolha a opção desejada. Em nosso exemplo não iremos digitar a chave do produto. Clique no botão No para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.16.


Figura 1.16

17 – Selecione a versão do Windows que você pretende instalar, em nosso exemplo iremos selecionar a opção Windows Server 2008 Enterprise (Server Core Installation) e em seguida selecione a opção I have selected the edition of Windows that I purchased e clique no botão Next para continuar. Será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.17.


Figura 1.17

18 – Após ler o termo de licença selecione a opção I accept the license terms e em seguida clique no botão Next. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.18.


Figura 1.18

19 – Selecione o tipo de instalação que você pretende utilizar. Em nosso caso como estamos fazendo uma instalação nova à opção disponível é Custom (Advanced) selecione essa opção para prosseguir com a instalação. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.19.


Figura 1.19

20 – O próximo passo é definir onde o Windows será instalado. Em nosso exemplo como foi criado um volume de 40 GB e não temos outro volume configurado é só selecionar o volume e clicar no botão Next. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.20.

Nota

Caso a sua configuração esteja diferente do exemplo acima ou você queira definir um tamanho diferente é só clicar na opção Drive options (Advanced) e configurar o tamanho desejado da partição onde o Windows será instalado.


Figura 1.20

21 – Aguarde até que a instalação seja finalizada. Será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.21.


Figura 1.21

22 – Para efetuar logon na VM selecione o menu Remote Control, Special Keys, Send Ctrl+Alt+Del Host+Del ou simplesmente dentro da VM pressione Alt + Del (a tecla Alt do lado direito do teclado). Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.22.


Figura 1.22

23 – Clique em Other User. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.23.


Figura 1.23

24 – No campo User name digite Administrator e no campo Password deixe em branco e pressione Enter. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.24.


Figura 1.24

25 – Como você pode ver é solicitado que o usuário altere a senha antes do primeiro logon. Clique no botão OK para alterar a senha. Será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.25.


Figura 1.25

26 – Digite a nova senha no campo New password e confirme a senha no campo Confirm password e em seguida pressione Enter. Será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.26.

Nota

A senha digitada deve ser complexa contendo números e caracteres especiais.


Figura 1.26

27 – Clique no botão OK para continuar. Será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.27.


Figura 1.27

Como você pode ver na figura 1.27, a console de administração do Windows Server 2008 Server Core é através do prompt de comando.

Server Core: Comandos básicos

O Windows Server 2008 Core é uma versão do Windows Server sem ambiente gráfico.  Entre os benefícios do Server Core, estão uma menor superfície de ataque e menores requisitos de hardware para instalação, incluindo menor quantidade de memória e espaço em disco.

Algumas considerações importantes:

  • Após instalado o server core, ele não poderá se tornar um server “full”. Uma vez server core, sempre server core. Se você se arrepender, terá que reinstalar a máquina com o server full.
  • Para fins de licenciamento, não há diferença nenhuma entre o server core e o full. Se você comprar uma licença de Windows Server 2008 Standard por ex., será sua opção instalá-lo na versão core, ou full.
  • Não são todas as roles e feactures que estão disponíveis para uso no server core, você pode consultar as roles e feactures disponíveis no link abaixo:

http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2008/servercore.mspx

Considerações feitas, passamos a lista de comandos e dicas básicas para o Server Core:

intl.cpl -> configuração de teclado e opções regionais


oclist -> lista roles e feactures
ex.: oclist (lista todas as roles e feactures)
oclist |findstr DNS (filtrar saída e visualizar só linhas que contém a string DNS)


ocsetup -> instalação de roles e feactures (case sensitive)
ex.: ocsetup DNS-Server-Core-Role
ocsetup DNS-Server-Core-Role /uninstall (desinstalar role)

OBS.: Sempre que for executar um comando que demora para ser processado, é recomendável preceder o comando de start /w, para que seja disponibilizado o prompt apenas após o processamento do comando.
ex.: start /w ocsetup DNS-Server-Core-Role


netdom -> renomear máquinas, dar join no domínio, etc
ex.: netdom join computer01 /domain:domain /userd:usuario /passwordd:senha (adicionar computer01 ao domínio)


icacls-> setar permissões


dnscmd-> administrar dns


winrm -> habilitar remote management
ex.: winrm quickconfig


winrs -> conectar em máquina remota
ex.: winrs -r:computername c:\windows\system32\cmd.exe (acessar cmd remoto)


tasklist-> listar processos em execução


taskkill -> finalizar processos
ex.: taskkill /pid número_pid /T /F


sc -> gerenciar serviços
ex.: sc getkeyname “descrição do serviço” (informar a descrição do serviço para obter o service name)
sc stop service_name (parar serviço)
sc start service_name (iniciar serviço)
sc query (listar serviços)

obs.: usar |findstr para filtrar saída ex.: sc query |findstr DNS (mostra somente as linhas que contém DNS na saída do comando)


systeminfo-> informações de sistema


wbadmin-> ferramenta para gerenciamento da feacture backup


cscript c:\windows\system32\scredit.wsf /ar 0-> liberar remote desktop


shutdown -s -t 0(desligar, -r reiniciar)


liberação de firewall:

netsh advfirewall set allprofiles state off (desabilita todo o firewall)

liberação de firewall para determinados grupos de regras:

netsh advfirewall firewall set rule group=”nome do grupo” new enable=yes

exemplos de grupos:

MMCs remotos -> “remote administration”
eventviewer -> “remote event log management”
services -> “remote service management”
reliability monitor -> “performance logs and alerts”
compartilhamento -> “file and printer sharing”
disk management -> “remote volume management”


configurar interface de rede com netsh:

netsh interface show interfaces (lista as interfaces de rede)

netsh interface ipv4 set addresss name=”local area connection” source=static address=10.0.0.12 mask=255.255.255.0 gateway=10.0.0.1
netsh interface ipv4 set dnsserver name=”local area connection” source=static address=10.1.1.11 primary


dcpromo -> instalação do AD
dcpromo /unattend:arquivo_de_resposta (ou especificar parâmetros)

obs.: Arquivo de resposta pode ser gerado pelo dcpromo gráfico em um server full


Ativação da instalação do Windows

slmgr -ipk número_serial

apos receber a mensagem informando da instalaçao do serial, digitar o seguinte comando

slmgr -ato

apos receber a mensagem informando q foi ativado, reiniciar

shutdown /r /t 0

Espero que tenham gostado,

[ ] ‘s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s