Como criar discos espelhados no Windows Server 2003

Um dos recursos interessantes do Windows 2000 Server e superiores é possibilitar a criação de discos espelhados, RAID 0 e RAID 5. Para quem não tem placas RAID em seu servidor é possível aumentar a segurança gravando as informações em mirror ou em RAID 5. Outros recursos estão disponíveis  com criação de volumes Spanned ou Striped.

Neste tutorial é ensinado como criar RAID 1 ou mirror. Foi utilizado o Windows Server 2003, mas o mesmo procedimento se aplica a Windows 2000 Server e provavelmente ao Windows Server 2008.
Pré-requisitos
– Tenha certeza que você tem aplicado no seu servidor o último Service Pack e tenha backup de seus dados. Normalmente não deve haver nenhum problema, mas nunca se sabe…
– Você já tem 2 discos ligados no seu computador e um deles está sem nenhuma partição.

Procedimento

1 ) Logue no servidor com permissão de administrador. Vá Iniciar (Start), Painel de Controle (Control Panel), Ferramentas Administrativas (Administrative Tools) e Gerenciamento do Computador (Computer Management).
2 ) No painel da esquerda vá em Armazenamento (Storage) e Gerenciamento de Disco (Disk Management).
disk-management
3 ) Imaginando que você tem os backups atualizados deste servidor, clique com o botão direito no disk 0 e escolha Converter para dinâmico (Convert to Dynamic Disk) e siga confirmando para toda as telas conforme abaixo.
storage-management-1

storage-management-2
storage-management-2
storage-management-3
storage-management-4
storage-management-6
storage-management-7
4 ) Vai ser necessário reiniciar o computador para validar a alteração no disco de boot.
5 ) Repita a operação para o disk 1. Para o disk 1 não será necessário reiniciar o computador.
6 ) Depois de reiniciado, volte ao gerenciador de disco, escolha a partição que deseja espelhar. No caso será o disco que contém a partição C. Clique com o botão direito do mouse no disco C e escolha a opção Add Mirror
storage-management-8
7 ) Escolha em qual partição deseja espelhar o disco que contém a partição C. Neste caso só temos o disk 1, selecione-a e clique em Add Mirror.
storage-management-9
8 ) Por um tempo os dados da partição C serão replicados para o disk 1, ficando uma tela conforme abaixo:
storage-management-10
9 ) Depois de terminada a replicação, você pode fechar o Gerenciamento do Computador enquanto a replicação está sendo realizada, a situação ficará conforme abaixo:
storage-management-11
Isso dará uma segurança maior para o seu servidor em caso de falha de um dos discos, principalmente se seu servidor utiliza discos SATA.
Se você tiver recursos para adquirir uma placa RAID, é melhor do que utilizar RAID por software. Uma placa RAID possui um chip específico para realizar esta função. RAID por software, como é o caso deste procedimento, vai utilizar recursos da CPU da máquina e pode deixar tudo um pouco mais lento, principalmente se seu servidor fizer muito I/O de disco.
[ ]’s

6 respostas em “Como criar discos espelhados no Windows Server 2003

  1. fique com uma duvida no disco 1 e onde esta instalado o sistema operacional apos converter em disco dinamico nao vou perder o sistema operacional.

    • Verifique se os 2 ou mais discos que quer fazer isto estão convertidos para dinâmico ou se possui alguma partição criada ou se você colocou um disco novo e ele não foi inicializado , se isso aconteceu, você deve importá-lo para efetuar a sincronização, se tudo isso foi feito, existe algo interrompendo o processo como uma falha de hardware.

      Espero ter ajudado.
      Abraço

  2. Bom dia, estou com dois discos Disk 0 e o Disk 1, o Disk 0 é o sistema operacional instalado e estou querendo espelhar ele. Pois bem ja transformei os dois discos em dinamico, mas quando vou na unidade que quero espelhar(no caso o Disk 0) clico com o botão direito e o “ADD MIRROR” está desabilitada que pode ser ? poderiam me ajudar

    • Thassio,

      Nao ficou tão claro seu ambiente, mas você deve clicar no Segundo disco ( Disk1) para add o Mirror do primeiro, se atente em os discos serem do mesmo tamanho ou partição. isso gera este tipo de erro que relatou.

      Se já encontrou a Solução , depois poste aqui, para ajudar os demais que tiverem este problema.
      Valeu🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s