Instalando o Windows 7

Publicado em:
04/01/2011

Instalando o Windows 7

Objetivo

Esse artigo tem como objetivo demonstrar como instalar o Windows 7 de forma rápida e fácil.

Introdução

A instalação e configuração do Windows 7 ficou muito mais rápida e fácil em comparação com as edições anteriores do Windows. Agora em menos de 30 minutos você instala e configura uma instalação limpa do Windows 7 em seu computador.

A maioria dos usuários nunca fizeram uma instalação do zero do Windows em seus computadores, porque geralmente os computadores já vieram de fábrica com o Windows pré-instalado. Se esse é o seu caso, não se preocupe, porque nesse artigo você será guiado passo-a-passo para  instalar o Windows 7 em seu computador.

Requisitos Mínimos de Sistema


Para executar o Windows 7 o seu computador deve atender os requisitos mínimos de sistema. Algumas funcionalidades do Windows 7, só funcionaram se você tiver o hardware com suporte ao recurso apropriado.

Antes de iniciar a instalação consulte a tabala 1.1, a qual descreve os requisitos mínimos de sistema para executar o Windows 7.

 

Requisitos Mínimos de Sistema
Processador 1 GHz ou mais rápido para processadores de 32-bit (x86) ou 64-bit (x64).
Memória 1 GB de memória RAM para processadores de 32-bit (x86).2 GB de memória RAM para processadores de 64-bit (x64).
Disco Rígido 16 GB de espaço livre em disco para processadores de 32-bit (x86).20 GB de espaço livre em disco para processadores de 64-bit (x64).
Placa de Vídeo Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior.
Leitor de DVD DVD-R/W para executar o DVD de instalação do Windows 7.
Outros Dispositivos
  • Um Adaptador de Rede.
  • Monitor.
  • Teclado.
  • Mouse ou um dispositivo de apontamento compatível.

Tabela 1.1

Nota

Para obter uma descrição dos requisitos de sistema para características específicas do Windows 7 visite o site abaixo:

windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/windows-7/system-requirements

Executando uma Instalação Limpa do Windows 7

O método de instalação mais simples para converter um sistema de computador existente para o Windows 7 é executando uma instalação limpa. Esse método de instalação irá remover todos os programas e arquivos do seu computador, e configurará o Windows 7 com todas as configurações padrões.

Nota

Antes de executar o procedimento descrito nesse artigo, tenha certeza de que você tenha uma versão de backup atual, para evitar perder seus dados.

1 – Insira o DVD do Windows 7 no leitor de DVD e inicie o computador. A primeira tela a ser carregada na instalação é apresentada conforme mostra a figura 1.1.

Figura 1.1

Na tela inicial da instalação do Windows 7 faça as seguintes configurações:

  • No campo Idioma a instalar selecione o idioma que você pretende instalar no Windows 7. Se o Windows 7 que você está instalando está em Português essa será a única opção disponível.
  • No campo Formato de hora e moeda selecione o formato de hora e moeda que você pretende utilizar. Em nosso exemplo iremos selecionar a opção Português (Brasil).
  • No campo Teclado ou método de entrada selecione o modelo do seu teclado. Em nosso exemplo iremos selecionar Português (Brasil – ABNT).

2 – Clique no botão Avançar para continuar a instalação. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.2.

Figura 1.2

3 – Clique no botão Instalar agora. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.3.

Figura 1.3

4 – Na tela Leia os termos da licença leia os termos da licença e selecione a opção Aceito os termos da licença e em seguida clique no botão Avançar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.4.

Figura 1.4

5 – Na tela Que tipo de instalação você deseja você irá escolher se irá atualizar o Windows ou executar uma instalação nova. Basicamente a sua decisão irá depender da versão do Windows que você está executando e/ou se você pretende fazer uma instalação nova. Se você selecionar a opção Atualização o Windows 7 irá manter todos os seus arquivos, configurações e programas. Se você selecionar a opção Personalizada (avançada) você irá instalar uma nova cópia do Windows 7 no seu computador. Em nosso exemplo iremos utilizar a opção Personalizada (avançada) para instalar uma nova versão do Windows 7. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.5.

Figura 1.5

Nota

A opção de Atualização só poderá ser escolhida se você estiver executando o Windows Vista SP1 ou SP2.

6 – Na tela Onde deseja instalar o Windows escolha o local onde o Windows 7 será instalado e o tamanho da sua partição. Em nosso exemplo temos um volume de 43,3 GB de espaço livre e não temos nenhum outro volume ou partição. Para criar uma partição para o sistema operacional e outra para os seus dados clique em Opções de unidade. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.6.

Figura 1.6

Nota

O Windows 7 pode ser instalado em um única partição sem nenhum problema, porém particionando o seu volume irá ajudá-lo na separação dos seus dados com os arquivos de instalação do Windows e programas.

 

7 – Selecione o volume que você deseja particionar e em seguida clique no botão Novo. Será exibido um campo para você digitar o tamanho da partição. Digite um tamanho superior a 16 GB e em seguida clique no botão Aplicar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.7.

Figura 1.7

8 – Na caixa de diálogo Instalar o Windows é informado que talvez o Windows crie partições adicionais para os arquivos do sistema. Essa opção não é irá criar uma partição adicional para você guardar seus dados e sim para utilização do sistema. Clique no botão OK para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.8.

Figura 1.8

9 – Conforme mencionado no item anterior foi criado uma partição para uso do sistema e outra para instalação do Windows. Selecione a partição onde será instalado o Windows e em seguida clique no botão Avançar para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.9.

Figura 1.9

10 – Na janela Instalando o Windows aguarde até que a instalação seja finalizada. Após a finalização da instalação do Windows 7 será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.10.

Figura 1.10

11 – Na tela conforme mostra a figura 2.16 no campo Digite um nome de usuário você deve digitar um nome de usuário que será utilizado para efetuar logon no Windows e no campo Digite um nome de computador você deve digitar um nome para identificar o computador na rede. Entre com as informações solicitadas e em seguida clique no botão Avançar. Será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.11.

Figura 1.11

12 – Na tela Definir uma senha para a conta no campo Digite uma senha você deve digitar uma senha para o usuário criado anteriormente, e no campo Digite a senha novamente repita a mesma senha digitada anteriormente. No campo Digite uma dica de senha digite uma dica para que você possa se lembrar da sua senha e em seguida clique no botão Avançar. Será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.12.

Figura 1.12

13 – Na tela Digite a chave do produto (Product Key) Windows no campo Chave do Produto (Produto Key) digite a chave do produto e em seguida clique no botão Avançar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.13.

Figura 1.13

14 – Na tela Ajude a proteger o computador e a aprimorar o Windows automaticamente selecione uma das três opções:

  • Usar configurações recomendadas – Selecionando essa opção o Windows 7 manterá o seu computador atualizado instalando as atualizações importantes e recomendadas, ajudará a tornar a sua navegação na Internet  mais segura, verificará as soluções e problemas online e ajudará a Microsoft a aprimorar o Windows enviando relatórios de erros.
  • Instalar somente atualizações importantes – Selecionando essa opção o Windows 7 instalará automaticamente somente as atualizações importantes. As atualizações recomendadas não serão instaladas automaticamente e você não receberá a proteção avançada contra spyware. As soluções para problemas e os drivers mais recentes para novos hardwares ou dispositivos não serão instalados. O filtro SmartScreen também não será ativado.
  • Perguntar depois – Selecionando essa opção o Windows 7 solicitará periodicamente após o logon que seja selecionado as configurações para os recursos descritos nas configurações recomendadas.

Em nosso exemplo iremos selecionar a opção Usar configurações recomendadas. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.14.

Figura 1.14

15 – Na tela Verifique as configurações de data e hora na opção Fuso horário selecione a zona de horário correspondente ao seu país caso não esteja configurado, verifique se a opção Ajustar automaticamente o relógio para Horário de Verão está selecionada, verifique se as configurações de Data e Hora estão configuradas corretamente e em seguida clique no botão Avançar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.15.

Figura 1.15

16 – Na tela Selecione o local atual do computador selecione entre uma das três opções, para que o Windows possa aplicar automaticamente as configurações de rede corretas baseado no local da sua rede. Em nosso exemplo, a opção selecionada será a Rede doméstica. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.16.

Figura 1.16

17 – Aguarde até que a configuração do Windows 7 seja finalizada

Conclusão

Com isto você já pode a usufruir este incrivel Sistema Operacional.

[ ]’s

3 respostas em “Instalando o Windows 7

  1. Gostei muito, porem falta as imagens aqui não abre, ja testei em outro navegador como firefox, google chrome, ie9 mais não abre. Coloca as imagens por favor!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s