Windows Sysinternals: Você ainda vai usar!

Publicado em:
04/01/2011

Em julho de 2006, a Microsoft adquiriu a Sysinternals, uma empresa criada em 1996, por Mark Russinovich e por Bryce Cogswell. Até aí, isso é notório que todos (ou quase todos!) já saibam da história. Mas você já usou algum aplicado Sysinternals? Se você já usou, sabe o quanto são úteis e proveitosos para diversos fins. Se você não usou, vamos conhecer um pouco sobre alguns aplicativos dessa suíte.

Na verdade a Sysinternals Suite, é uma coletânea com 61 mini-aplicativos. O tamanho dos aplicativos são bem reduzidos, mas a funcionalidade de cada um vale por muitos aplicativos semelhantes, e de tamanhos maiores.

A Suite é dividida em File and Disk Utilities, Security Utilities, Network Utilities, System Information, Sysinternals Process Utilities e Miscellaneous Utilities.

Vejamos alguns exemplos:

  • Process Explorer: Apresenta os processos abertos e quais bibliotecas DLL estão sendo carregadas. Disponível para todas as versões do Windows 98, Millenium, Versões do Windows 2000, NT, XP e até do Vista. 

Veja maiores detalhes em: http://technet.microsoft.com/pt-br/sysinternals/bb896653(en-us).aspx.

 

  • PageDefrag: Poderoso desfragmentador do arquivo de paginação e Registro do Sistema. Disponível para Windows NT, 2000, XP e 2003. Tem opção de uso através de linha de comando.

Maiores informações: http://technet.microsoft.com/pt-br/sysinternals/bb897426(en-us).aspx.

 

  • Autoruns 9.0: Lista os programas ou aplicativos iniciados automaticamente quando o Windows é iniciado. Funciona em Windows 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003 e Vista. Opção por linha de comando.

Veja mais em: http://technet.microsoft.com/pt-br/sysinternals/bb963902(en-us).aspx.

 

  • ListDLLs 2.25: Descubra que DLL está sendo carregada e quais os processos ativos da mesma. Para sistemas X86. Roda em Windows 98, NT, 2000, Millenium e XP.

Veja em: http://technet.microsoft.com/pt-br/sysinternals/bb896656(en-us).aspx.

 

A relação completa de aplicativos da suíte e também mais informações sobre cada um dos aplicativos você encontrará em: http://technet.microsoft.com/pt-br/sysinternals/0e18b180-9b7a-4c49-8120-c47c5a693683(en-us).aspx. Vale a pena ver também a página oficial com todas as informações em: http://technet.microsoft.com/pt-br/sysinternals/default(en-us).aspx.

O criador da Suite Windows Sysinternals, Mark Russinovich, mantém um blog muito interessante em: http://blogs.technet.com/markrussinovich/, onde temos informações sobre Scripts, processos e outras atividades.

A lista é de utilitários é muito grande. Como falei, são 61 mini-aplicativos, e cada um com sua funcionalidade e atribuição. Vale a pena dar uma olhada e estudada em cada um dos itens. Quem sabe você encontrará um aplicativo que há muito tempo está procurando. Boa sorte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s