O que é FSMO?

Publicado em:
04/01/2011

O que é FSMO?

Quem já trabalha com Active Directory diariamente já esta acostumado a lidar com esta “palavrinha” com frequência. No Active Directory o conceito de PDC/BDC não existe mais. Todos os controladores de domínio passam a armazenar uma cópia do diretório que pode ser modificada (Exceto no RODC do Windows Server 2008).
O acrônimo FSMO significa Flexible Single Master Operation. Ao todo temos 5 mestres de operações (Operation Master), duas que afetam a floresta como um todo e outras três que afetam um domínio. Essas regras tem por objetivo controlar os conflitos que podem existir no modelo Multi-Master do Active Directory.

Floresta : são regras que afetam toda uma floresta Windows 2000/2003/2008 e podem ser hospedadas por qualquer controlador de domínio dentro da floresta

As regras da Floresta são :

1. Schema Master

2. Domain Name Master

Domínio : são regras que afetam apenas um domínio Windows 2000/2003/2008, e podem ser hospedadas por qualquer controlador de domínio dentro do domínio

As regras do Domínio são :

1. PDC Emulator

2. RID Master

3. InfraStructure Master

Dica : Para determinhar rapidamente quais são os servidores controladores de domínio que são proprietários (owner) de cada FSMO, com o Support Tools instalado (No Windows Server 2008 o comando NETDOM é nativo e não precisa do Support Tools). Basta digitar :

C:\Program Files\Support Tools\NETDOM QUERY FSMO. O resultado mostra na primeira coluna as 5 regras e na segunda coluna os DCs responsáveis por gerenciá-los.

[ ]`s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s