O Mito que gera Dúvidas, Guia de Solução de Problemas x86, x64 bits – Uso de 4GB de RAM no Windows

Guia de Solução de Problemas – Uso de 4GB de RAM no Windows
 
Publicado em: 04/01/2011
Autor: Fábio Hara
 
 

Para tirar as dúvidas do pessoal que sempre vem me perguntando a diferença entre 32 Bits e 64 Bits

 

Este assunto já foi bem abordado em algumas palestras técnicas de produto, porém mesmo assim continua sendo um dos tópicos mais comentados nos fóruns do TechNet. Com o valor cada vez mais baixo do preço das memórias RAM, ficou muito fácil ter uma máquina com Windows XP/Vista/7 com 4GB de RAM. Porém ao abrir as propriedades do sistema aparece que o computador tem 4GB de RAM, e no Task Manager lista apenas 3,12GB. Com certeza muitas lojas e grandes fabricantes que vendem maquinas com 4GB de Ram devem ter escutado várias reclamações de clientes sobre este assunto.

Este comportamento é esperado, e pode depender de alguns fatores. Simplificando a estória o Windows precisa utilizar uma área da memória para mapear drivers de dispositivos. Este comportamento ocorre apenas nas edições 32-bits do Windows. As edições x64 do Windows não tem este mesmo comportamento, pois a arquitetura é bem diferente. Outros fatores como memória de vídeo compartilhada também afetam a quantidade de memória RAM alocada.

Pensando nisso eu imagino que existam outros questionamentos importantes:

1.       O que devo fazer para ter os 4GB totalmente livres para as minhas aplicações?

a.       Você deve utilizar uma versão 64-bits do Windows

2.       Posso migrar meu Windows 32-bits para 64-bits apenas colocando o CD e fazendo upgrade?

a.       Você deve fazer seu backup em uma unidade externa de disco e reinstalar o produto e aplicativos na nova versão. A seguir você deve restaurar seus dados.

3.       É garantido que minha máquina funcione com a versão x64 do Windows?

a.       Não. Se o sistema operacional for 64 bits então é necessário que os drivers também sejam 64 bits. Verifique antes com seu fabricante/fornecedor.

b.      Além disso o hardware da sua máquina deve suportar 64 bits.

4.       Posso instalar qualquer tipo de programa no meu Windows x64?

a.       Depende. Em geral aplicações 32 bits podem ser instaladas em sistemas operacionais 64 bits. Problemas de incompatibilidade podem ocorrer com softwares de antivírus.

5.       É verdade que uma aplicação 32 bits vai rodar mais rápido se for instalado no mesmo hardware , porém com um sistema operacional  64 bits?

a.       Não. Para executar aplicações 32 bits em um sistema operacional 64 bits o Windows utiliza o mecanismo de emulação via WoW64, que é executado em User Mode.

6.       Antigamente quando a máquina tinha 4 GB de ram em sistemas operacionais 32 bits eu tinha que utilizar o /3GB. E agora com sistemas operacionais x64? Ainda preciso fazer isso?

a.       Não. As versões 64 bits do Windows não necessitam mais do mesmo mecanismo do /3GB

b.      O /3GB era um mecanismo que permitia endereçar mais de /3GB para aplicações e 1GB para Kernel. Essa alteração era feita no arquivo Boot.ini e era carregada durante o Boot.

7.       Um computador com muitos dispositivos (placas de som, vários dispositivos USB conectados, etc) pode ficar mais lento que um desktop mais simples. Por quê?

a.       Quanto maior a quantidade de dispositivos instalados, maior a quantidade de drivers carregados pelo sistema operacional, tornando-o mais carregado e por consequência mais lento.

8.       Como funciona a compatibilidade entre aplicações, drivers e sistema operacional entre máquinas 64 bits e 32 bits?

a.       Existem algumas regras que devem ser seguidas:

                                                               i.      Se você utilizar um sistema operacional 32 bits, os drivers devem ser 32 bits e as aplicações apenas 32 bits

                                                             ii.      Se você utilizar um sistema operacional 64 bits (x64), os drivers devem ser para x64, e as aplicações podem ser 64 bits ou 32 bits*

                                                            iii.      Se você utilizar um sistema operacional 64 bits (Itanium) , os drivers devem ser para Itanium e as aplicações apenas para Itanium

b.      O gráfico a seguir ajuda a ilustrar este cenário:

 

 

 

 

 

A série de processadores Itanium também é 64 bits, porém não é encontrada para uso doméstico, apenas para servidores usados para processamento intensivo.

O documento anexo da Microsoft ajuda a explicar tecnicamente maiores detalhes a respeito da reserva de memória em sistemas operacionais 32 bits.

Artigo: A memória do sistema relatada na caixa de diálogo Informações do sistema no Windows Vista é menor do que o esperado se houver 4 GB de RAM instalados

Link: http://support.microsoft.com/kb/929605/pt-br.

 [] `s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s