Instalando e Configurando o WDS no Windows Server 2008 R2

Publicado em:
26/12/2012
Instalando e Configurando o WDS

Das tarefas de um administrador de redes e analista de suporte técnico, uma das mais chatas e que demanda tempo é a instalação de sistemas operacionais.

Imagine instalar o windows em cem máquinas, ter que levar o dvd ou gravar vários, é com certeza uma empreitada bem ardua.

Para facilitar isso e ainda melhorar a velocidade consideravelmente (já que o tráfego de rede é bem maior do que a velocidade de leitura de um DVD) existe imbutido no Windows Server 2008 ( no 2003 chamava-se RIS – Remote Instalation Service ) o Serviço de implantação do Windows ou WDS – Windows Deployment Services

Com este serviço, podemos facilmente instalar sistemas operacionais em menos de 10 minutos, dependendo da largura de banda disponível na rede.

Para tanto, basta ter um Servidor DHCP e um ambiente de domínio e placas de rede com suporte a PXE (Deve-se verificar na BIOS dos computadores e servidores que receberão a instalação a opção BOOT ON LAN e habilita-la) e instalar a função de WDS em algum servidor, em nosso exemplo instalaremos o WDS no próprio servidor DHCP.

Requisitos para instalação do WDS:
Servidor executando: Windows Server 2008 Standard, Enterprise ou Datacenter. O mesmo vale para o Windows Server 2008 R2.
Active Directory: o servidor WDS deve ser membro de um domínio Active Directory.
Servidor DNS
Servidor DHCP: o WDS utiliza o DHCP para informar ao cliente que existe um servidor PXE na rede.
Volume NTFS: as imagens devem ser armazenadas em um volume NTFS.

INSTALAÇÃO DO WINDOWS DEPLOYMENT SERVICES

1- Logado no Windows 2008 ou 2008 R2, abra o Server Manager, clique com o botão direito em “Roles” e depois em “Add Roles

2- Em “Server Roles”, marque a opção “Windows Deployment Services” e em “Next“.

3- Você receberá um Overview da role, clique em “Next” para continuar.

4- Selecione as duas funções “Deployment e Transport Server“, depois em “Next” para continuar.

5- Verifique os serviços a serem instalados e clique em “Install“.

6- A instalação é relativamente rápida, verifique os resultados em “Installation Results”, clique em “Close” para finalizar.

CONFIGURANDO O WINDOWS DEPLOYMENT SERVICES

7- Abra o console do WDS em “Start / Administrative Tools / Windows Deployment Services“, clique com o botão direito sobre o servidor e depois em “Configure Server“.

8- O assistente do WDS será iniciado orientando alguns requerimentos, conforme orientado acima, clique em “Next“.

9- Em “Remote Installation Folder Location” você deverá definir o diretório em que as imagens serão geradas, nessa opção o ideal é manter em uma unidade de disco separada do sistema principal e com espaço suficiente para receber as imagens.

10- Caso o servidor DHCP esteja no mesmo servidor em que o WDS será instalado, mantenha as duas opções “Do not listen on port 67″ e “Configure DHCP option 60 to “PXEClient”, caso estejam em servidores diferentes será necessário desmarcar as duas opções e configurar as propriedades do WDS e a opção 66 do servidor DHCP.

11- Em “PXE Server initial Settings” podemos definir ser o WDS não irá responder, irá responder a alguns, irá responder a todos, ativar aprovação do administrador, referente a requisições de instalação. Para o nosso cenário, o WDS irá responder a todas as solicitações porém será necessária a aprovação do Administrador para que seja procedida a instalação.

12- Em “Operation Complete” deixe a opção “Add images to the server now” para que possamos adicionar nossa primeira imagem no nosso servidor WDS.

13- Em “Add Image Wizard” clique em “Browse” e selecione a unidade de CD/DVD, confirme em “OK” e depois em “Next“.

14- Em “Image Group” defina um nome para o grupo dessas imagens a ser criadas, para o cenário vamos usar o nome “Windows7-Client“.

15- Em “Review Settings” teremos um resumo das opções selecionadas anteriormente, veja que será gerada 9 imagens de instalação (todas as versões do windows presente no DVD de instalação), clique em “Next“.

16- O procedimento é um pouco demorado, clique em “Finish” ao terminar o processo.

17- Navegue entre a console e expanda: Server / Install Images / Image Group Name, verifique todas as images criadas anteriormente, com isso já podemos dar início a instalação remota em nossos clients da rede.

INSTALANDO O SISTEMA OPERACIONAL EM CLIENTS USANDO O WDS

18- Ligue o computador e atente-se na opção de boot de rede, na maioria das placas, para se iniciar o boot remoto deve-se pressionar a tecla “F12“. Verifique na imagem que o client está contatando o servidor, porém precisamos autorizar o início da instalação, lembram da opção 11 desse artigo, em que definimos somente com autorização administrativa.

19- Verifique na opção “Pending Devices” a requisição do client. Clicando com o botão direito e depois em “Name and Approve“, iremos nomear e aprovar a instalação.

20- Para esse cenário vamos usar o nome “CL01″, o mesmo por padrão será mantido no container “Computers” do Active Directory, porém clicando em browse é possível definir a criação em uma respectiva Unidade Organizacional do seu ambiente.

21- Voltando para o client após a aprovação você irá reparar que o boot será iniciado.

22- Será necessário usar uma credencial administrativa para proceder com a instalação.

23- Lembram das 9 imagens criadas e apresentadas no ítem 17, as mesmas estão listadas disponíveis para instalação, prosseguindo assim do mesmo modo de uma instalação local.

Após isto, é so seguir o restante da instalação padrão, que também pode ser personalizada com o Windows SIM para as demais telas do assistente.
[ ] ‘s

36 respostas em “Instalando e Configurando o WDS no Windows Server 2008 R2

  1. Boa tarde Fabio Augusto, parabéns pela postagem do WDS. Gostaria de saber se existe possibilidade de criar uma imagem do XP SP3 para instalar pela rede. Em caso positivo, poderia me ajudar? Desde já lhe agradeço

  2. MInha duvida e necessida é a seguinte, irei utilizar terminais burros (sem hd) então necessito que as estações de trabalho deem o boot pela REDe PXE e subam o perfil direto no servidor windows 2008, alguem pode me ajudar

  3. Boa Tarde!!

    Fábio,

    Muito bom seu tutorial,é de grande ajuda para quem está iniciando na área de server como eu e para quem já tem experiência também.

    Obrigado!

    Washington

  4. Eu não consigo fazer as máquinas darem boot, já segui todos os procedimentos,inclusive do microsoft technet mas aqui não dá certo, pega ipo e tudo mas o servidor tftp não responde, alguém pode me ajudar.

    • Anderson, não ficou bem claro onde você tem erro, entao tenho umas verificações a fazer:

      1) Qual o tipo de erro que você tem?
      2)Log de eventos o que consta?
      3)Os clients suportam PXE?
      4) Verificou no modelo da placa de rede se é suportado PXE?
      5)DHCP reside no mesmo servidor?
      6) Esta configurado para todos clientes responderem a solicitações?
      7)Pressionou F12 na maquina client no começo da instalação?

      Aguardo retorno.

  5. Olá,

    gostaria de uma ajuda. tenho um server 2008 r2 rodando AD, DNS, DHCP, instalei o WDS fiz todas as configurações mas na máquina cliente nao consigo dar boot.
    fica procurando dhcp mas nao encontra nada. pode me ajudar?

    • Elton,

      Preciso saber algumas informações.

      1)Os cliente , a placa suporta PXE?
      2) Verificou no modelo da placa de rede se é suportado PXE?
      3) Esta configurado para todos clientes responderem a solicitações?
      4)Pressionou F12 na maquina client no começo da instalação?

      Me responde, para eu tentar te ajudar.

      Att.

  6. Gostaria de saber se tem algum como eu bootar por PXE diretamente conectando em um Terminal Server como nos thin clients. O thinclient eu simplesmente ligo, configuro o ip do servidor que irá se conectar e ele já abre o software rdp na hora. Eu gostaria de fazer isso em um pc mas estou tendo muitas dificuldades e há pouca informação na internet. A maioria é de boot de OSs inteiros ou instalações. Já viu algo assim?

  7. Fabio mto bom o post ajuda e mto, no meu caso tenho uma pen drive bootavel e quero ao inves de bootar pela pendrive pra instalar um s.o customizado queria que o boot da pendrive já fosse distribuido pelo servidor. Vc acha que é possivel?? E como faço?? Obrigado!!

    • Ola Humberto,

      Você pode sim fazer uma customização de um Sistema operacional, a ferramenta correta para fazer isto é o MDT 2010, atraves de um arquivo de resposta e configurações de softwares , voce consegue distribuir depois via WDS, mas como nao conheço muito sobre a ferramenta, nao consigo te ajudar com precisão, aqui no blog tem algo sobre ele.

      Abraço

    • Victor,

      Verifica no Virtual Box se você tem o Oracle VM VirtualBox Extension Pack instalado, que é responsavel por esta função PXE, caso sim, desinstale e instale uma versao mais nova, pode estar com problema.

      Abraço

  8. Fabio, boa tarde. Na estrutura que eu tenho, os serviços DHCP, DNS, e WDS estão cada um em um servidor diferente, sendo que o DHCP é um Windows Server 2003 e está trabalhando com reservas de DHCP.
    Não consegui o boot pela rede nas estações, onde será que mora o problema? Trabalhar com reservas impacta em algo?

    • Fala Guilherme, credito que possa estar dando algum problema sim, olha a obs. sobre o serviços separados.

      Obs. Se o WDS e o DHCP estiverem em servidores diferentes, será necessário deixar desmarcadas as duas caixas de seleção (Não escutar na porta 67 e Configurar a opção 60 do DHCP como ‘PXEClient’) nas propriedades do servidor WDS, e no servidor DHCP adicionar a opção 66 apontando para o FQDN do servidor WDS, e a opção 67 com o valor boot\x86\wdsnbp.com

      Algumas reservas nao impacta em nada, agora todos reservados, será necessario adicionar o MAC da placa de rede da estacao que vai dar boot via PXE, verifique se sua placa tem suporte a PXE ou algo em sua topologia de rede esteja impatando isto.

      Abraço

    • Não, você instala tudo em uma instalação padrão e a partir disto gerar a imagem, a cada modificação, você deve renovar a imagem quando for implantar novamente, ela nao atualiza sozinha.🙂

  9. Ola Fabio, Parabéns pelo tutorial, estou criando um tutorial passo a passo para apresentar na empresa em que eu trabalho.

    Fiz tudo certo, porém quando ele esta aguardando o servidor, acontece o seguinte erro:

    a instalação do windows encontrou um erro inesperado. Verifique as origens da instalação estão acessiveis e reinicie a instalação.
    codigo do erro: 0xC0000005

    ja verifiquei as imagens, e estão todas ONLINE, ja reinicei o servidor, os serviços e mesmo assim nada.

    Pode me ajudar ?

  10. Boa Tarde Fábio, estou começando a estudar este processo de instalação de imagens via rede e seu tutorial ficou excelente. Agora na minha realidade eu tenho várias estações com a mesma configuração de hardware modificando apenas os sistemas utilizados por cada setor. Assim o que gostaria de verificar com você, se há através do WDS uma forma de se fazer uma imagem de uma máquina já com todos os softwares desejados e esta imagem ser replicada nas máquinas ao dar o boot pela rede. Não sei se fui claro mas seria ao invés de o boot inciar uma instalaçao do windows do zero, ele já traria a instalação completa e se possível já executando o sysprep para resetar as configurações de rede e etc. Se puder me ajudar ficarei grato. Desde já agradeço e mais uma vez parabéns pelo tutorial.

    Abraço.

  11. Boa Noite, Fabio Augusto, parabéns pelo poste do WDS, muito bom mesmo, estou com um pequeno problema, na empresa que trabalho todas as maquinas são Dell, elas vem com o Cd de instalação com duas lunguagens, Portugues e Espanhol, mais quando eu crio a imagem de inicialização e a de instalação, fica predominante o Espanhol. Gostaria de saber se existe possibilidade de na hora da instação ficar como padrão o Portugues. Em caso positivo, poderia me ajudar? Desde já lhe agradeço

  12. Pingback: Servidor de Instalação WDS win2k8 – (Windows Deployment Services ) | Trabaiá T. I.

  13. Fábio,

    Parabéns pelo tutorial!!!

    Nesse tutorial ensina como criar uma imagem do SO no servidor para que a estação de trabalho tenha o SO instalado através da rede. Muito bom!

    Uma dúvida: É possível criar uma imagem customizada a partir de uma máquina modelo, onde já tenha instalado todos os aplicativos?

    Aguardo retorno.

    Alessandro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s