Identifique seu Active Directory!

Publicado em:
04/01/2011

Se você quer saber qual a versão do seu Active Directory basta você saber qual versão do Schema. A versão do Schema determina qual a versão do sistema operacional do seu Domain Controller mais atualizado. Esse valor é alterado somente quando a Floresta é preparada através do comando “Adprep /Forestprep”, largamente utilizado na preparação e atualização de um Domínio do Active Directory de uma versão inferior para uma versão mais atualizada (Por exemplo : Active Directory 2003 R2 para Active Directory 2008).

O significado das versões

Podem existir cenários onde há mais do que um Domain Controller com versões de sistema operacional diferentes respondendo pelo mesmo domínio; um executando o Windows 2000 Server e outro Windows Server 2003. Neste caso, apesar de ter um DC Windows 2000 como Domain Controller a versão do schema será 31, que corresponde à versão do Domain Controller com o sistema operacional mais atualizado, neste caso o Windows Server 2003.

A tabela abaixo ilustra os valores do Schema e o sistema operacional relacionado.

Versão do Schema Sistema Operacional
13 Microsoft Windows 2000
30 Microsoft Windows Server 2003 e/ou Windows Server 2003 SP1
31 Microsoft Windows Server 2003 R2
44 Microsoft Windows Server 2008

 

Três maneiras para identificar a versão de seu AD

1 – Através do Registry

Acesse HKLM\System\CurrentControlSet\Services\NTDS\Parameters, localize o valor Schema Version, mude para Decimal e observe o valor.

2 – Através do ADSIEDIT.MSC

Instale o Support Tools (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=96a35011-fd83-419d-939b-9a772ea2df90&DisplayLang=en) e execute o programa ADSIEDIT.MSC. Expanda CN=Schema,CN=Configuration, e clique com o botão direito. Na Aba Attribute Editor, localize atributo ObjectVersion e observe o valor na coluna Value.

3 – Através do utilitário C:\Windows\System32\schupgr.exe

Acesse a pasta “C:\Windows\System32” de qualquer Domain Controller e simplesmente execute o programa SCHUPGR.EXE. Será listado na tela o valor atual do Schema, no nosso exemplo o valor 31 na linha Current Schema Version o que significa que estamos executando um Domain Controller com o Windows Server 2003 R2.

 

Assim como um Administrador, fica bem mais fácil identificar o tipo de Servidor no qual vai trabalhar e sem necessitar de inventário ou outras informações suficientes para identifcação do ambiente.

[ ] `s Galera

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s