Guia de solução de problemas com Impressão no Terminal Services

Publicado em:
04/01/2011

Autor: Fábio Hara

 

Este é um tópico que também o pessoal me pergunta bastante em sala de aula, resolvi pegar este guia de solução do Fabio Hara, espero que ajude vocês.

Dando continuidade na série de resolução de problemas mais comuns nos Fóruns do TechNet eu resolvi separar mais um tópico muito importante: Impressão via Terminal Services.

Antes de mais nada é importante entender alguns conceitos basicos. O Terminal Service não é um serviço novo: ele surgiu com uma versão especifica do NT 4, chamada de Windows NT 4.0 Terminal Server Edition. Mesmo nesta época já existia a Citrix e com um importante add-on: o Metaframe. A Citrix sempre foi uma grande parceira da Microsoft e seu produto adiciona mais funcionalidades ao Terminal Server. Com o passar do tempo alguns destes recursos acabam entrando dentro do Terminal Server nas edições seguintes.

A idéia básica do Terminal Server é a seguinte: ao invés de instalar aplicativos em cada desktop, e ter que investir em hardware nestas pontas, voce pode instalar tudo no servidor de Terminal. O que ele vai fazer é, através de um cliente TS, enviar apenas a tela, comandos do teclado e mouse. Isto significa que a utilização de hardware no desktop é minima, e voce pode investir apenas no servidor, que em muitos casos sai mais barato e mais facil. Porem é importante entender que o Terminal Service não é a solução definitiva, e ele se encaixa em cenarios especificos:

  • Cenários de utilização de desktops virtuais
  • Acesso a aplicações em sites remotos que sofram com problemas de latencia

Existem também alguns pontos que você deve também repensar ao implantar uma infraestrutura de Terminal. A dependencia de link é algo muito importante, pois sem conectividade não há acesso ao Terminal. Portanto eu entendo que ninguem vai implantar um Terminal Service para atender uma filial remota que sofra com problemas de indisponibilidade de link.

Um dos recursos que é muito comentado é a capacidade de redirecionamento de impressoras via Terminal Service. Funciona da seguinte forma:

1.       Estação efetua conexão com o servidor de Terminal Service usando  um TS Client via protocolo RDP (TCP 3389)

2.       No TS Client é possivel configurar o redirecionamento de impressoras. Isto permite que as impressoras mapeadas na sessão da estação aparecem dentro da sessão do Terminal Service.

Apesar de parecer simples este é um dos assuntos mais comentados nos Foruns pela Internet. Desta forma selecionei bons artigos tecnicos que auxiliarão na resolução de problemas com impressão via Terminal Service:

  • Como trabalhar com a impressora fiscal em WTS (Windows Terminal Server)?

o   Este artigo eu achei no site da Bematech e pelo jeito devem existir muitas duvidas por parte dos usuarios deles sobre a configuração de impressão via TS. Vale a pena, pois o metodo utilizado pode ser aplicavel a outros fabricantes de impressoras fiscais

o   Link: http://www.bematech.com.br/desenvolvedores/faq_perg.asp?id=30&pro_id=27&titulo=Impressoras%20Fiscais%20Bematech

  • Arquitectura de redireccionamento de impressoras no Windows Server com serviços de terminal

o   Artigo que fala mais sobre a arquitetura do recurso de redirecionamento de impressoras no Terminal Service.  Aplicavel a Windows 2000 e Windows 2003.

o   Link: http://support.microsoft.com/kb/294429/pt

  • Redirecionamento de impressora dos serviços de terminal não sinalizado na alteração de guia do lado do servidor configurações do dispositivo no Windows 2000 ou Windows Server 2003

o   Mais um bom artigo sobre redirecionamento de impressoras. Aplicavel a Windows 2000 e Windows 2003.

o   Link: http://support.microsoft.com/kb/243942/pt-br

  • Trabalhos de impressão que são enviados para serviços de terminal, as impressoras redirecionadas podem imprimir na impressora do cliente

o   Link: http://support.microsoft.com/kb/317780/pt-br

  • Não é possível utilizar Rundll32 para instalar controladores de impressora num computador remoto

o   Muita gente costuma utilizar o comando Rundll32 para instalar impressoras. Este artigo serve justamente para quem quiser fazer isso no TS. APLICAVEL A Windows 2000.

o   Link: http://support.microsoft.com/kb/834423/pt

  • The Ultimate Guide to Terminal Server Printing – Design and Configuration

o   Este é um dos melhores guias que explica como funciona o processo de impressão no Terminal Server. Leitura obrigatoria para quem tem este tipo de ambiente.

o   Link: http://www.brianmadden.com/blogs/brianmadden/archive/2004/02/02/the-ultimate-guide-to-terminal-server-printing-design-and-configuration.aspx

  • Windows Terminal Services Printing

o   Mais outro guia muito bom sobre a arquitetura de impressão via TS. Outra leitura obrigatoria.

o   Link: http://www.msterminalservices.org/articles/windows-terminal-services-printing.html

É isso,

[ ] `s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s