Entenda as novas certificações Microsoft

Entenda as novas certificações Microsoft

Muita gente ainda se confunde quando o assunto é as novas certificações da Microsoft. Fiz um resumo abaixo de como elas funcionam e espero que seja útil. 

Em suma, hoje existe o Microsoft Certified Tecnology Specialist – que é certificado em produtos Microsoft, o Microsoft Certified IT Professional – que é possui uma série de certificados em produtos e então adquire uma certificação mais avançada denominada de IT Professional, o Microsoft Certified Professional Developer – que são certificações voltadas para desenvolvimento em ambientes Microsoft, e o Microsoft Certified Architect que é “o cara” que vai ser o arquiteto de tecnologia de uma empresa e irá designar os produtos, tecnologias e sistemas utilizados em uma estrutura empresarial.

Você pode ler mais à respeito em http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/view-by-name.aspx

Observe a figura abaixo, e você irá compreender melhor o que já foi explicado.

O foco aqui será detalhar as certificações Microsoft voltadas para a área de infraestrutura, e não comentarei sobre as certificações votladas para desenvolvedores. Então vamos lá…

MCTS: Microsoft Certified Technology Specialist

A nova estrutura de certificações da Microsoft, visa fornecer certificações específicas para produtos , moldadas de acordo com as necessidades das empresas. O  MCTS É o passo inicial para sua carreira de TI focada em produtos Microsoft. Seu principal objetivo é comprovar suas habilidades, como suportar, implementar e diagnosticar problemas em um determinado produto.

Você pode se tornar um MCTS em uma série de produtos. Como são certificações em produtos e não são uma “formação” eu não vou entrar em detalhes sobre elas. Não tem mistério, você pode conferir todas neste link: http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/mcts.aspx#tab2

MCITP: Microsoft Certified IT Professional

A credencial Microsoft Certified IT Professional (MCITP) comprova que um indivíduo tem o conjunto de habilidades necessárias para realizar determinada função, como a de administrador de banco de dados ou a de administrador de sistemas corporativos de mensagem.

As certificações MCITP partem da proficiência técnica avaliada pelas certificações Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS). Portanto, você ganhará uma ou mais certificações MCTS ao longo do caminho para a credencial MCITP.

Como esta formação é baseada no estilo “formação”, pois se faz necessária a realização de uma série de provas para obtê-las, vou detalhar um pouco mais. De qualquer forma, você pode obter mais detalhes em http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/mcitp.aspx#tab2

Abaixo vou comentar sobre as opções para Windows Client e Windows Server.

No último link citado acima, você verá ainda outras duas certificações voltadas para Windows Client, como MCITP Consumer Support Technician e MCITP Enterprise Support Technician, porém como elas são relacionadas ao Windows Vista, não irei citá-las abaixo, e estarão comentadas apenas as relacionadas ao Windows 7.

Windows Client:


  • MCITP: Enterprise Desktop Support Technician 7

– 70-680: Windows 7, Configuring

– 70-685: Windows 7, Enterprise Desktop Support Technician

 

  • MCITP: Enterprise Desktop Administrator 7

– 70-680: Windows 7, Configuring

– 70-686: Windows 7, Enterprise Desktop Administrator

 

Windows Server:


  • MCITP: Server Administrator

– 70-640 (Windows Server 2008 Active Directory, Configuring);

–  70-642 (Windows Server 2008 Network Infrastructure, Configuring);

– 70-646 (Windows Server 2008, Server Administrator).

 

  • MCITP: Enterprise Administrator:

– 70-640 (Windows Server 2008 Active Directory, Configuring);

–  70-642 (Windows Server 2008 Network Infrastructure, Configuring);

– 70-643 (Windows Server 2008 Applications Infrastructure, Configuring);

– 70-647 (Windows Server 2008, Enterprise Administrator);

– 70-680 (Windows 7, Configuring)

Conforme você podera ver no link http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/mcitp.aspx#tab2, existem ainda certificações MCITP em Microsoft SQL Server, Microsoft Office Project Server e Microsoft Exchange Server, porém não irei comentar sobre elas, visto que o foco aqui será sobre as certificações de sistemas operacionais e infraestrutura de redes, e não de produtos.

 

E as provas de upgrade?

As provas de Upgrade são para o caso de você ser um MCSA ou MCSE em Windows 2003 e deseja fazer provas de atualização para a carreira baseada no Windows Server 2008. Você pode conferir sobre as provas de upgrade em: http://www.microsoft.com/learning/en/us/certification/cert-windowsserver.aspx

 

É isso, [ ]’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: