Assistência Remota ao Usuário – Windows XP/Vista/7

Publicado em:
04/01/2011

Autor: Gilson Banin

Assistência Remota ao Usuário

Com a chegada do Windows XP, Vista e Windows 7, um novo recurso foi embutido no sistema operacional: a Assistência Remota.
A função é a mesma, mas o detalhe aqui é que é nativo no sistema operacional e não exige software de terceiros.

RemoteAssitance01

Você pode habilitá-lo manualmente através das propriedades do computador na guia Remoto ou através de Políticas de Grupo.
No entanto, existe uma queixa comum entre os Profissionais de TI e de Suporte: o usuário tem que criar e enviar um convite (tarefa não tão convencional, pois é realizada pelo Help do Windows).

Vou ensiná-los como habilitar a Assistência Remota através de Política de Grupo como também evitar a criação do convite pelo usuário, no final o nome máquina ou IP é tudo que você precisa saber !

Como Habilitar a Assistência Remota para todos computadores do domínio.

Edite a polítca “Default Domain Policy”, que está vinculada ao Domínio, utilizando o GPMC.

Expanda “Computer Configuration”, depois “Administrative Templates”, “System”, “Remote Assistance”.
Dê um duplo clique em “Solicited Remote Assistance”, selecione Enable e abaixo selecione “Allow helpers to remotely control the computer”.

Após o computador remoto ser afetado pela política, veremos que a opção de habilitar a Assistência Remota nas propriedades do computador estará habilitada, porém impedida de qualquer alteração manual devido à política que foi aplicada.

RemoteAssitance02

Agora, veremos como configurar através de Group Policy a Assistência Remota sem necessidade do usuário gerar o convite de ajuda.

Para afetar imediatamente todos os computadores do Domínio do Active Directory e para evitar a criação de uma GPO exclusiva, edite através do Group Policy Management Console a policy “Default Domain Policy”, que está vinculada ao Domínio.

Expanda “Computer Configuration” depois “Administrative Templates”, “System”, “Remote Assistance”.
Dê um duplo clique em “Offer Remote Assistance”, selecione Enable e abaixo selecione “Allow helpers to remotely control the computer”.
Clique no botão Show e em seguida em Add, coloque no formato DOMINIO\Grupo ou DOMINIO\Usuario o grupo ou usuário do Active Directory que terá permissão de conectar remotamente sem convite nos computadores afetados. No exemplo abaixo eu coloquei um grupo chamado HelpDesk do domínio CONTOSO.

RemoteAssitance03

Para que as alterações afetem os computadores imediatamente efetue um log off e um log on ou execute através da linha de comando: GPUpdate /Force.

Assumindo que você seja o profissional do desk ou seu alias pertença ao grupo HelpDesk e que esteja executando o Windows 7, basta clicar em Iniciar, e no campo de pesquisa digitar : MSRA /OFFERRA como mostra a figura abaixo :

RemoteAssitance05

A tela abaixo surgirá em uma passe de mágica, agora basta você informar o nome ou o endereço IP do computador que deseja conectar, o usuário da máquina receberá uma notificação que você está conectando na máquina dele, após conceder permissão você poderá ajudá-lo na resolução de problemas inclusive interagir no seu desktop.

RemoteAssitance04

Se você chegou até aqui, tenho certeza que estará ancioso em habilitar este recurso em produção ! Faça bom uso

 

[ ]`s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s