Artigos para quem vai fazer as certificações MCP, MCDST e MCSA – Parte 4

 

 

Publicado em:
04/01/2011
 
Série de artigos para quem vai fazer as certificações MCP, MCDST e MCSA – parte 4

 

ICS – Internet connection sharing

O Compartilhamento de conexão com a internet é capaz de compartilhar uma conexão com a web discada ou de banda larga. Em caso de banda larga a máquina servidora de conexão deve possuir 2 adaptadores de rede. Quando o ICS é ativado, o adaptador de rede voltado para a internet terá seu ip trocado para 192.168.0.1/24 e os serviços Nat, dhcp e dns serão ativados.

Comando que sempre cai tb

Ipconfig /release = libera as conexões de ip

Ipconfig  /renew = renova as conexões de ip

ICF – Internet Connection Firewall

O ICF é o firewall nativo do windows no XP. O firewall por padrão bloqueia qualquer tipo de conexão com a web que a sua máquina não o tenha solicitado. Caso o ICF seja usado em conjunto com o ICS, a máquina mantém uma tabela com todas as requisições feitas pela sua rede local e deixa a resposta dessas requisições passarem pelo firewall.

Por padrão o log do firewall do XP não e ativado por padrão, para ativá-lo clique com o botão direito em cima do seu adaptador de conexão desejado de propriedades > guia avançado > opções >guia avançado > em log de segurança clique em configurações > aqui vc pode selecionar se deseja registrar em log somente pacotes de conexão em sucedidos ou pacotes eliminados também o tamanho do arquivo de log e o local onde ele ficara armazenado por padrão ele e salvo em: C:\WINDOWS\pfirewall.log

Se quiser dar uma olhado nas portas dos principais serviços de rede e web vá na pasta: C:\WINDOWS\system32\drivers\etc  e da uma conferida nos arquivos que tem lá abra eles com o notepad.

Dica para executar tarefas com poderes administrativos estando logado como usuário limitado, com isso não é necessário adicionar usuários a grupos usuários avançados ou administradores para executarem alguns programas que exigem estes privilégios ou a fazer logoff e logon como administrador, exemplo:

Como usuário limitado segure a tecla SHIFT e clique com o botão direito e escolha a opção executar como, ai coloque o login e senha de administador e pronto, ou crie um script para facilitar sua vida exemplo:

RUNAS /u:administrador “c:\windows\system32\calc.exe” para criar um atalho para um programa que precise de credenciais administrativas  para um usuário limitado poder acessar sem precisar estar no grupo usuários avançados.

RUNAS /u:Administrador /savecred “c:\windows\system32\calc.exe”  o mesmo que o comando anterior porém salva a credencial usada para não precisar digitar a senha toda vez q executar o script.

RUNAS /u:Administrador@dominio.com.br /savecred “c:\windows\system32\calc.exe” mesmo comando que o anterior porém usando conta de domínio.

Atalhos para gerenciar contas de usuários e senhas no executar digitar: lusrmgr.msc

              control userpasswords2

Dica para criar um bom arquivo de paginação 1º criar o arquivo de paginação em outra partição sem ser a do sistema que está instalado seu Windows para um melhor desempenho ou criar + de um arquivo de paginação em + de um HD para melhorar o desempenho aconselho a criar uma partição de 4200MB de tamanho e definir o tamanho inicial de 3072 e o tamanho final de 4200

Visualizador de eventos

Atalho: eventvwr.msc

Para uma analise na web  de um número de evento pesquise em: HTTP://eventid.net

Pode-se filtras eventos para facilitar a pesquisa clicando com botão direito em cima do evento > propriedades> filtro

Pode-se salvar o log de eventos em .evt, txt e csv.

Até a parte 5 Pessoal,

[ ]`s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s