Artigos para quem vai fazer as certificações MCP, MCDST e MCSA – Parte 10

 

Publicado em:
 

04/01/2011
Fonte:
 

 

 Série de artigos para quem vai fazer as certificações MCP, MCDST e MCSA – parte 10 

  

Backup

Tipos de Backup

Normal: Copia todos os arquivos que foram relacionados e os marca como arquivos que passaram por backup, ou seja, o atributo A do arquivo e apagado.

Incremental: Copia todos os arquivos criados e/ou alterados desde o último backup normal e/ou incremental. Esse tipo de backup marca os arquivos como arquivos que passaram por backup, ou seja, o atributo A é apagado.

Diferencial: Copia todos os arquivos criados e/ou alterados desde o último backup normal e/ou incremental, porém n/ao os marca como arquivos que passaram por backup, ou seja, o atributo A não é apagado.

Cópia: Tipo de backup que copia todos os arquivos selecionados e não os marca como arquivos que passaram por backup, ou seja, a atributo A não é apagado.

Diário: Tipo de backup que copia todos os arquivos criados e/ou alterados no dia de execução do backup, é o único backup que se baseia por data. Esse tipo de backup não apaga o atributo A.

System State: Tipo de backup chamado de estado do sistema, que copia:

  • COM+
  • Registro do Windows
  • Certificados Digitais
  • Metabase do IIS
  • Configuralções do Sistema

ASR: Tipo de backup chamado de recuperação automatizada do sistema, esse backup grava tudo da sua máquina, a sua vantagem é o fato de a restauração ser feita em conjunto com a formatação da máquina através de um disquete e o cd de instalação do Windows. A máquina é formatada o windows é reinstalado e o backup devolve todos os seus arquivos, programas e configurações.

A ferramenta para fazer os tipos de backup mencionados acima e o NTBACKUP.

Para acessá-lo digite no executar o comando: ntbackup ou em iniciar > todos os programas > acessórios > ferramentas do sistema > backup.

O ntbackup será iniciado no modo wizard (assitente)

ntbck1.JPG 

ou se preferir clique em modo avançado

 ntbck2.JPG

que e o modo preferencial de uso e desmarque a opção sempre iniciar no modo assistente para nas próximas vezes o ntbackup já iniciar no modo avançado.

OBS1: no menu ferramentas > opções > guia restaurar > marcar a opção substituir o arquivo no disco apenas se ele for mais antigo ou marcar sempre substituir o arquivo no computador porque senão quando for restaurado um arquivo e uma destas duas opções não estiverem marcadas a restauração não irá substituir o arquivo se ele já existir no HD.

OBS2: Para um melhor detalhamento do log de backup ativa-lo no menu ferramentas > opções > guia log de backup > marcar a opção detalhado.

Backup normal: Normalmente é feito apenas todos os dias da semana, se a base de dados for pequena.

Backup normal com incremental: É aconselhável para base de dados grandes e é o mais rápido a ser feito porém o mais lento a ser restaurado.

Backup diferencial: É aconselhável para uma base de dados médio.

Exemplos de modos de backups semais e suas restaurações:

  Domingo Segunda-feir Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado
Rotina1 N N N N N problema N
Rotina2 N I I I I problema I
Rotina3 N D D D D problema D
Rotina4 N D I D I problema I
Rotina5 N D D I D problema D
Rotina6 N I I D D D problema

Legendas:

Rotina1: se o backup de sexta falhar sera necessário recuperar somente o último backup normal de quinta-feira.

Rotina2: se o backup de sexta falhar sera necessário recuperar o último backup normal de domingo e todos os demais backups incrementais ate um dia antes do problema.

Rotina3: se backup de sexta falhar seraé necessário recuperar o último backup normal e o último backup diferencial de quinta-feira.

Rotina4: se backup de sexta falhar seraé necessário recuperar o último backup normal de domingo e os backups incrementais de terça e quinta.

Rotina5: se backup de sexta falhar sera necessário recuperar o último backup normal de domingo mais o backup incremental de quarta e o último diferencial de quinta.

Rotina6: se backup de sábado falhar seraé necessário recuperar o último backup normal de segunda mais os backups incrementais de segunda e terça e o último diferencial de sexta-feira.

Links úteis:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc716423.aspx

Conclusão

Neste artigo aprendemos os tipos de backup do windows xp e a ferramenta de backup e restauração do windows.

Bom pessoal, é isso, espero que facilite o estudos para quem quer buscar a certificação e se vocês dominarem estes recursos, o exame fica bem mais fácil.

Espero ter ajudado

[ ]`s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s